Divulgação Unisc

No último dia 18, uma comitiva da universidade esteve em Vera Cruz para discutir ações vinculadas ao projetoNo último dia 18, uma comitiva da universidade esteve em Vera Cruz para discutir ações vinculadas ao projeto

A partir de abril, uma pesquisa realizada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) inicia o monitoramento do mosquito Aedes aegypti no município de Vera Cruz. A proposta faz parte do projeto Inova RS, subprojeto de Arboviroses.

No último dia 18, uma comitiva da universidade, liderada por professores e coordenadores de cursos da área da saúde e tecnologia, esteve em Vera Cruz para discutir ações vinculadas ao projeto. O assunto foi debatido com a secretária municipal de Saúde Clair Tornquist, com a equipe de Vigilância Sanitária do município, entre outros colaboradores.

Segundo uma das responsáveis pelo projeto, professora Lia Gonçalvez Possuelo, a ideia é conseguir entender como se dá a presença dos vetores de transmissão da dengue na cidade. “Vamos instalar armadilhas em diferentes pontos da cidade para capturar mosquitos adultos, enviar para análise laboratorial e identificar se nos mosquitos há presença de vírus causador da dengue. O foco é identificar o mosquito da dengue, mas o projeto pode ser estendido, futuramente, para zika e chikungunya.”

Além da colocação de armadilhas, os trabalhadores que estiverem nas ruas terão um aplicativo para que seja feita a marcação, em tempo real, dos locais com foco do mosquito. “As informações, de forma mais rápida, permitem que sejam desenvolvidas estratégias de controle de forma mais eficaz.”

A equipe tem dois anos para desenvolver a pesquisa. Depois, fica a critério da Administração Municipal se pretende dar seguimento às ações que também podem ser ampliadas para outros municípios.