Laboratórios, equipamentos e corpo técnico da universidade serão essenciais para viabilizar o projeto

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Santa Cruz do Sul, a Unisc irá disponibilizar seus laboratórios, equipamentos e seu corpo técnico para que seja possível a realização de testes para o covid-19. Serão disponibilizados um total de 5 mil testes, onde as análises vão ocorrer nas estruturas da instituição, com expectativa de 50 a 100 amostras testadas por dia.

Em uma transmissão ao vivo, disponibilizada no Facebook da prefeitura municipal, na última sexta-feira, o secretário da saúde, Régis de Oliveira Júnior, contou que houve um investimento de R$ 400 mil na compra dos kits de testes e que a Unisc emprestará sua estrutura, com o apoio de seus profissionais, para a viabilização. A união de esforços garantirá que os diagnósticos sejam mais rápidos, visto que não precisarão ser encaminhados a outras cidades.

Para realizar a testagem serão necessários profissionais biólogos, biomédicos e farmacêuticos da universidade, além de infraestrutura que abrange equipamentos de segurança, de análise e de um extrator do material genético do vírus, emprestado pela empresa ProfiGen. “Quando recebermos os materiais coletados, nosso trabalho se divide em três etapas: a inativação do vírus, para que ele não apresente riscos aos profissionais, seguido da extração de RNA e da execução das análises no equipamento de PCR”, explica a diretora de inovação e empreendedorismo da Unisc, Andreia Valim.

“Agilizar o resultado dos testes representa a possibilidade de mais segurança para o município. Enquanto aguardam a chegada dos kits, nossos profissionais estão em processo de capacitação e organização de fluxos. Estamos trabalhando muito para colocar à disposição da comunidade várias frentes que possam agregar soluções”, complementa a reitora, Carmen Lúcia de Lima Helfer.

Para Andreia Valim, o momento é desafiador e demonstra a importância de trabalhar em equipe: “estou trabalhando com profissionais valorosos, que estão engajados nesse projeto. Reconhecemos que é uma grande responsabilidade e estamos comprometidos em todas as etapas. Além disso, outros municípios podem precisar desse serviço e, dentro de nossas capacidades, tentaremos prestar suporte”.

Fotos: Marcela Schild