Fotos: Jacson Miguel Stülp/CaseMKT

A Unisc recebeu nesta quinta-feira, 10 de maio, o presidente do Conselho do Linux Professional Institute (LPI), Jon “Maddog" Hall, que ministrou palestra sobre o tema Seu trabalho tem a ver com Software Livre. O bate-papo, promovido pelo APL de TI/Associação das Empresas de Tecnologia da Informação dos Vales do Taquari e Rio Pardo (Ativales), fez parte da Semana do Empreendedor de Santa Cruz do Sul e reuniu estudantes e profissionais do setor de TI, que lotaram o auditório do TecnoUnisc, no bloco 19 do campus-sede.

Maddog também é CEO da OptDyn, criadora do software de nuvem privada p2p Subutai. Ele é considerado o guru do software livre pela comunidade de desenvolvedores e seu apelido, “Maddog” ("cachorro louco" em inglês), foi dado por seus alunos da Hartford State Technical College, devido ao seu temperamento forte.

Jon falou sobre a sua experiência e relatou que, independente do que as pessoas escolherem para trabalhar no futuro, seguindo a atualidade e a tendência tecnológicas estarão trabalhando com softwares livres, de código aberto, que é a base do setor de TI. Questionado sobre a sua inspiração, Jon não hesitou em responder. “Tenho 68 anos e vi o mercado de informática mudar dramaticamente. Nos últimos 15 anos, as pessoas vêm conversar comigo, e agora chegam e dizem que me ouviram e que abriram a sua própria empresa de software free. Não tem coisa mais inspiradora que isso. E é essa inspiração que espero ter passado aos jovens que estiveram presentes”, explicou.

O presidente da Ativales, Eduardo Bittencourtt, aproveitou a oportunidade e salientou o quão gratificante foi ver o auditório lotado e o público engajado com o palestrante. “O Jon é referência quando se trata de software livre e hoje abordou informações relevantes sobre este tema e sua viabilidade econômica, fazendo com que cada vez mais profissionais possam atuar em equipes de desenvolvimento de forma mais rentável”, disse Bittencourt.

*Publicado por Felipe Nopes