Devido a pandemia do novo coronavírus, o VIII Encontro de Ouvidores de Universidades e de Hospitais de Ensino Gaúchos, organizado pela Unisinos, ocorreu no formato online. No encontro digital foram abordadas as seguintes temáticas: Comunicação não-violenta e diálogos apreciativos como falar com quem pensa diferente de você, guiada por Dulce Ribeiro; O novo consumidor no cenário de crise sanitária, guiada por Fernanda Siqueira Fiorin; e A Pandemia e seus sons: o que e como é possível escutar?,  por Nelson Eduardo Estamado.

O evento reuniu ouvidores de diversas instituições de ensino superior e de hospitais de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, criando debates extremamente relevantes para o contexto atual.  Para a ouvidora da Unisc, Ana Cláudia de Almeida Pfaffenseller, o momento foi de trocas de experiências e ela destaca que “mesmo sendo o primeiro no formato online, foi um sucesso. Além dos saberes adquiridos, mostrou o quão as ouvidorias podem se adaptar às circunstâncias, sempre buscando a melhoria do trabalho desenvolvido”.