Entre os dias 22 e 23 de junho a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por representação do setor de Ouvidora, participou do II Encontro da Rede Ibero-americana de Defensorias/Ouvidorias Universitárias (RIdDU). Ana Claudia de Almeida, ouvidora da Unisc, acompanhou o evento online que tinha como principal objetivo a troca de experiências.

“As ouvidorias, em todo o mundo, possuem muitas similaridades em suas atuações, por isso, é importante a troca de conhecimento para que os ouvidores se auxiliem mutuamente e aprimorem os saberes na área”, aponta Ana.

As temáticas abordadas criaram debates diversos sobre o contexto universitário nos países ibero-americanos; as implicações que as Instituições de Ensino Superior estão lidando em relação à pandemia e outras problemáticas; o enfrentamento à violência sexual contra a mulher nas universidades; e os direitos dos cidadãos, por exemplo.

O evento reuniu universidades de países como Espanha, Portugal, Chile, Peru, México e Brasil. "Precisamos estar em constante atualização e interação com as outras Ouvidorias, para buscar cada vez mais atender bem nossa comunidade acadêmica e prestar um serviço responsável e ético", finaliza Ana.