A Ouvidoria da Unisc está participando do XXI Encontro Anual do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino (FNOUH), que está sendo realizado virtualmente, de 25 a 27 de agosto, pela Universidade de Brasília (UNB). O evento tem como temática Ouvidoria Brasileira: Cenários e Desafios e reúne palestrantes que abordam questões de primordial relevância para a prática das ouvidorias das Instituições de Ensino Superior públicas, privadas e comunitárias, bem como de Hospitais de Ensino.

Entre os assuntos discutidos, estão: a evolução e as perspectivas da ouvidoria brasileira; as reflexões sobre a escuta do ouvidor; as questões sobre a LGPD e conselho de usuários; o acolhimento e a mediação em tempos de pandemia; o cuidado humano no trabalho da ouvidoria; além do fortalecimento das redes de cooperação internacional. Conforme a Ouvidora da Unisc, professora Ana Claudia de Almeida, que também atua como Secretária-Geral do FNOUH, é o segundo ano em que o encontro do FNOUH acontece a distância, porém, "mesmo com a separação física, a proximidade e colaboração entre os ouvidores de todo o pais é nítida. Estamos cada vez mais próximos e unidos, aprendendo juntos e aperfeiçoando nosso trabalho, nossa missão, que é ser ouvidor no Brasil", salientou.

Fazem-se presentes diversas autoridades, como o ouvidor-geral da União, Valmir Gomes Dias; a presidente do FNOUH, professora Luciana Bertachini; o auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, Marcos Lindenmayer; a reitora da UNB, professora Márcia Abrahão Moura; a presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), professora Maria Inês Fornazaro, entre outros.

No último dia do evento, será lançado o terceiro livro do FNOUH, que reúne artigos produzidos por ouvidores de todo o país. Além disso, ocorrerá a escolha da Instituição anfitriã do próximo encontro.

Para mais informações sobre o FNOUH, basta acessar o site: https://www.fnouh.com.br