AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Livro relata cicloviagem de 1.815 km que professor da Unisc realizou pelas patagônias argentina e chilena em janeiro

O primeiro lançamento do livro Operação Carretera Austral (Catarse, 2019) será realizado no dia 18 de setembro, uma quarta-feira, a partir das 17h30, no Espaço Cultural Domi Gastronomia (Rua Carlos Trein Filho, 670). O livro relata, no estilo narrativas de viagem, a cicloviagem de 1.815 km que o professor da Unisc, Demétrio de Azeredo Soster, realizou durante 25 dias pelas patagônias argentina e chilena, em janeiro de 2019, percorrendo, no caminho, a mítica Carretera Austral.

Na ocasião, será lançado, igualmente, o documentário sobre a cicloviagem, homônimo, editado e dirigido por Gelson Pereira e com trilha sonora da shakuachi (flauta japonesa) de Henrique Sulzbacher, responsável pela trilha sonora do documentário. O filme pode ser acessado gratuitamente pelo https://youtu.be/dCve_i6Z6J4. “Também realizaremos uma exposição com cerca de 50 fotografias, onde são registrados alguns dos momentos mais significativo que vivi durante o caminho”, adianta Demétrio.

Sobre a obra, em sua apresentação, Airton Ortiz, escritor-viajante especialista em narrativas de viagem, destaca: “Não é o primeiro livro de Demétrio de Azeredo Soster e, pelo jeito, não será o último. Vontade de se aventurar ele tem; capacidade de escrever também; e leitores não faltarão. Duvida? Então vá lá, abra a primeira página que prometo que você só fechará o livro na última. Depois, bem, depois se você decidir pegar uma bicicleta e cair no mundo; bem, bem... aí já não me responsabilizo”.

Operação Carretera Austral é o terceiro livro de Demétrio no estilo “narrativas de viagem”. Em 2017, depois de cruzar o Uruguai e chegar até a Argentina de bicicleta, publicou o Operação Banda Oriental (Catarse, 2017). No ano seguinte, após pedalar de Uruguaiana (RS) até Valparaíso, no Chile, escreveu o Operação Valparaíso (Catarse, 2018). As duas experiências se transformaram igualmente em documentários, disponíveis gratuitamente no youtube.

O livro de 192 páginas e com fotos coloridas em todas elas, pode ser adquirido, em Santa Cruz do Sul, nas livrarias Iluminura (Borges de Medeiros, 471), Grife Unisc (campus da Universidade) e no site da Amazon. Também no dia do lançamento. O valor de venda sugerido é R$ 35. Contatos pelo autor pelo fone (51) 9 9995-0106.

 

MENU PRINCIPAL