No último dia 6, o Observatório da Educação do Campo do Vale do Rio Pardo e o GP-CNPq: Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Decoloniais, do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participou do 8° Encontro Latino-americano do Programa Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educativas na América Latina (APPeAL). A programação foi organizada, em coordenação, pelas equipes de México, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Brasil.

A proposta do encontro foi o de compartilhar reflexões sobre o que implica pensar em alternativas pedagógicas e suas articulações? Quais são as contribuições do Programa APPeAL? Ainda, que importância tem de se resgatar experiências alternativas que, em contextos políticos difíceis, enfrentam o atual “tecnocapitalismo educativo”? Esgotou-se a escola como dispositivo de transmissão da cultura? Estiveram representando o Observatório e o Grupo de Pesquisa, pela plataforma Zoom, a professora Cheron Zanini Moretti do PPGEdu Unisc e o professor Telmo Adams, pesquisador integrante do GP.

Os projetos, tanto de pesquisa quanto de extensão coordenados pela professora Cheron integram o projeto pesquisa “Los sentidos de la escuela en los umbrales del siglo XXI: alternativas pedagógicas, saberes, sujetos y experiencias en la construcción del proyecto por venir de la educación latinoamericana” coordenado por Gómez e Corenstein e financiado pelo Programa de Apoyo a Proyectos de Investigación e Innovación Tecnológica, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Em 2024, será publicado um livro com os resultados das contribuições das equipes APPeAL México, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Brasil.

Além disso, durante o 8° Encontro e no marco do XVII Congreso Nacional de Investigación Educativa que organiza o Consejo Mexicano de Investigación Educativa (COMIE), a equipe APPeAL do México apresentou os dois dossiês organizados pelas pesquisadoras Lia Pinheiro Machado (UECE) e Marcela Gómez Sollano (UNAM), na revista Reflexão e Ação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Para acessar os dossiês: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index.

observa