No mês de março, o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT/Unisc) encaminhou um novo pedido de registro de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A solicitação é referente à criação de um dispositivo para secagem de madeira por meio da energia solar. A invenção é de autoria do professor do Departamento de Engenharia e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA), Jorge André Ribas, e do técnico dos Laboratórios de Engenharia da Produção, Ítalo Rosa Policena.

Pertencente ao Setor Tecnológico de Energias Renováveis, o produto utiliza a energia solar para secagem de madeira por meio da circulação de ar quente em ambiente fechado. Essa solução se caracteriza pela existência de um espaço de armazenamento, trocador de calor construído em PVC, um ventilador, placas fotovoltaicas, controle de temperatura e painel de comando.

Conforme explicou o técnico dos Laboratórios da Engenharia da Produção, Ítalo Rosa Policena (na foto à direita), a, em termos de funcionamento do dispositivo, a circulação do ar quente é feita por meio de um ventilador, que é alimentado por duas placas fotovoltaicas responsáveis pela captação da energia do sol e pela conversão em energia elétrica, dessa forma, sustentando o ventilador de circulação e o sistema de controle do equipamento. “Todo o processo é feito exclusivamente com energia proveniente do sol. O caráter intuitivo está na otimização do poder calorífico da lenha através da redução da umidade presente nas toras ou cavacos. Assim, objetiva-se proporcionar uma queima mais eficiente e com custos de energia menores”, detalhou.

Segundo o professor Jorge Ribas (na foto à esquerda), a Universidade tem um papel fundamental, por intermédio do seu corpo discente e dos serviços de apoio, como os escritórios de projeto, núcleos de inovação e assessoria jurídica, no incentivo de que pesquisas de qualidade possam virar objeto de pedidos de patente, a fim de dar uma maior visibilidade a IES, aos seus alunos e aos docentes. “Esse é um caminho para que novas demandas e outras necessidades à sociedade sejam atendidas e, assim, possamos gerar incremento na qualidade dos produtos e serviços ofertados”, sublinhou.

Mais informações podem ser obtidas junto ao NITT, pelo telefone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou ainda pessoalmente na sala 1603, bloco 16, no campus de Santa Cruz do Sul.

*Publicado por Josemar Santos