Felipe Nopes

Professores Adilson Ben da Costa (esq.) e Gilson Helfer

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (NITT/Unisc) encaminhou ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o pedido de registro do programa de computador Defluoridation, de autoria do professor do Departamento de Biologia e Farmácia, do mestrado em Sistemas e Processos Industriais e do mestrado e doutorado em Tecnologia Ambiental, Adilson Ben da Costa, e do professor do Departamento de Computação, Gilson Helfer.

O programa é destinado a auxiliar as operações de dosagem de reagentes no processo de precipitação por contato, para remoção do excesso de fluoreto de águas de abastecimento. O seu desenvolvimento ocorreu como um adicional à execução do projeto de pesquisa Sistemas de tratamento para desfluoretação parcial de águas subterrâneas com presença de flúor superior à estabelecida na Portaria MS N° 2914/2011, financiado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Segundo Costa, para ajustar o equipamento para uso doméstico ou escolar, deve-se dimensioná-lo para cada tipo de aplicação. “O programa permite orientar esse ajuste de forma rápida e fácil. A pessoa deve regular o equipamento em função da vazão de água consumida na residência, como, por exemplo, o excesso de flúor existente na água de abastecimento e os reagentes disponíveis”, explica.

A criação estará disponível para download gratuito de instituições públicas responsáveis por sistemas de abastecimento, tanto na versão desktop quanto para smartphones com sistema Android ou IOS. Mais informações podem ser obtidas junto ao NITT/Unisc pelo telefone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou ainda pessoalmente na sala 1603, bloco 16 do campus de Santa Cruz do Sul.

*Publicado por Felipe Nopes