Felipe Nopes

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) realizou, no dia 2 de agosto, na sala 108 da Unisc, durante a reunião do Conselho de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Relações Comunitárias (Conppex), a entrega do segundo certificado de registro de patente da Universidade. A certificação é referente à criação do eletroflotador/eletrocoagulador, equipamento destinado ao tratamento de efluentes, que alcança a redução de custos para as empresas que utilizam extensivamente produtos químicos floculantes e coagulantes, sendo os agentes oxidantes gerados no local.

O equipamento foi idealizado pelo professor do Departamento de Química e Física e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado, Ênio Leandro Machado; pelo egresso do curso de Química, Jorge Matheus Hoeltz; e pela mestre em Tecnologia Ambiental, Daniela Mazzarino Jachetti. Segundo os autores, a invenção pode ser utilizada por diversas empresas do ramo têxtil, hospitalar, de papel e celulose, postos de lavagem de veículos, postos de combustíveis, restaurantes, condomínios e águas residuárias com coloração aparente e real e materiais coloidais agregados.

“A utilização de barras de ferro/aço como eletrodos horizontalmente dispostos, dentro de compartimentos do tanque de eletroflotação/eletrocoagulação, proporcionam efetivo contato para anodização. A geometria do tanque permite fluxo ascendente e descendente sem turbulência excessiva, preservando os agregados formados. Além disso, a concepção de raspador mecanizado possibilita a retirada de lodo na parte superior do tanque para posterior deságue e secagem”, explica Machado.

De acordo com o NITT, em 2017 o pedido de registro de patente aderiu ao programa Patentes Verdes, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), cujo objetivo é contribuir para o combate às mudanças climáticas globais e acelerar o exame dos pedidos de patentes relacionados a tecnologias voltadas para o meio ambiente. Com essa iniciativa, o INPI também possibilita a identificação de novas tecnologias que possam ser rapidamente usadas pela sociedade, estimulando o seu licenciamento e incentivando a inovação no país.

Mais informações podem ser obtidas no NITT pelo telefone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou pessoalmente na sala 1603, bloco 16, no campus da Unisc de Santa Cruz do Sul.

*Publicado por Felipe Nopes