AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

App é resultado de uma parceria entre as áreas da Saúde e da Computação

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu o Certificado de Registro do programa "Dóris - Cuidados Diabetes". De autoria de Mateus Elias Gündel (aluno Engenharia de Computação); Jordana Kich (aluna do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde); professora Rejane Frozza; vice-reitora e professora, Andreia Rosane de Moura Valim; professora Janine Koepp; professora Lia Gonçalves Possuelo; professora Mónica Lorena Tobón Clavijo (Colômbia) e professor Maycol Cardenas Acevedo (Colômbia), o registro foi emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial. 

A Diabetes Mellitus é uma doença que atinge uma grande quantidade de pessoas no Brasil e no Mundo, com perspectivas de aumentar ainda mais nos próximos anos. O tratamento da diabetes, na maioria dos casos, é realizado por meio do autocuidado dos pacientes, com a prática de exercícios, realização de dietas, dentre outros cuidados necessários. “Neste sentido, como resultado de uma parceria entre as áreas da Saúde e da Computação, o sistema Dóris - Cuidados Diabetes foi desenvolvido para auxiliar as pessoas com diabetes no seu autocuidado, com informações sendo disponibilizadas por meio de um agente conversacional (chatbot Dóris), acessível tanto pela web como por dispositivo móvel”, diz a professora Rejane Frozza. 

A base de conhecimento do chatbot Dóris foi desenvolvida baseada na necessidade do público com diabetes entrevistado abordando alimentação, atividade física, rótulos e pé diabético. “O material sobre estes assuntos foi elaborado com especialistas das áreas de enfermagem, nutrição e fisioterapia. A validação foi realizada com os especialistas que acompanharam o desenvolvimento do sistema e com o público-alvo da pesquisa, pessoas com diabetes”, completa.

Foto EquipeDóris Diabetes

 

MENU PRINCIPAL