Lucas Vinícius Reis e Liane Kipper

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT) encaminhou o registro do programa Lean Green Synergy, plataforma on-line para estabelecer um nível de maturidade de organizações, quanto à integração dos sistemas produtivos Lean e Green, desenvolvido em parceria entre o Programa de Pós-graduação em Sistemas e Processos Industriais e a UniQuindío (Colômbia). Os autores são: Lucas Vinícius Reis (mestre pelo PPGSPI); Liane Mahlmann Kipper (professora do PPGSPI); Nicholas Hoffmann (aluno de graduação); Rejane Frozza (professora do PPGSPI); Brunno José Fagundes (aluno do PPGSPI); Fáber Danilo Giraldo Velasquez (professor da UniQuindío); César Augusto Taborda Hernandez e Sofía Aldana Ocampo (alunos da UniQuindío).

Através da entrada de dados da organização (indicadores de desempenho e questionário), o algoritmo da plataforma realiza cálculos e retorna o nível de maturidade da empresa de acordo com um comparativo (benchmarking) entre dados de todas as organizações de um mesmo setor cadastradas na base de dados. Sua vantagem é apresentar uma análise completa da integração desses sistemas produtivos, porém necessita que um conjunto de dados iniciais seja coletado para cada setor para que o comparativo possa ser executado.

Segundo explica a professora Liane Kipper, a plataforma foi desenvolvida para facilitar a avaliação do nível de maturidade de sistemas produtivos de empresas que usam ou tem interesse de utilizar o sistema enxuto e a produção mais limpa. “Com o monitoramento de indicadores de desempenho da empresa com foco em minimização de desperdícios (sistema enxuto) e/ou o aumento da eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração de resíduos do processo produtivo (produção mais limpa), a organização, seja ela de manufatura ou de serviços, terá lucro e poderá acompanhar  as ações sustentáveis voltadas à implantação como também à integração dos sistemas Lean/Green”, ressaltou.

Já o estudante Lucas Vinícius Reis disse que o programa foi desenvolvido em parceria com estudantes de graduação da UniQuindío. “Foi realizado o levantamento dos requisitos de software e, então, os estudantes César Taborda e Sofia Aldana criaram o sistema que foi testado e revisado em conjunto com os alunos e professores da Unisc e com o professor Fáber Giraldo da UniQuindío”, revelou.

O programa está acessível ao público, disponível para uso gratuito através do link http://www.leangreen.com.br/web/pr. Mais informações podem ser obtidas junto ao NITT, pelo fone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou pessoalmente na sala 1603, bloco 16, do Campus de Santa Cruz do Sul.

*Publicado por Josemar Santos