Josemar Santos

Esq. para dir.: Jacques Nelson Corleta Schreiber, Alvin Lauro Beskow e Tiago Roberto Mutschall Krebs.

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT) depositou pedido de patente relacionado ao software SDBayes: a System to Predict Student Drop-Out, de autoria do professor do Departamento de Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI), Jacques Nelson Corleta Schreiber, e dos estudantes de graduação, Alvin Lauro Beskow e Tiago Roberto Mutschall Krebs.

De acordo com os estudantes, o software SDBayes foi desenvolvido durante o Mestrado em Sistemas e Processos Industriais, utilizando técnicas de inteligência artificial. “O objetivo do produto é auxiliar os gestores acadêmicos na tomada de decisão, predizendo a probabilidade e os motivos para a evasão dos alunos, sendo que, nas validações efetuadas, o software apresentou índices de acerto em torno de 75%”, salientaram.

Nesse aspecto, o professor Jacques Nelson Corleta Schreiber explica que o SDBayes foi criado justamente porque a evasão discente se configura em um dos principais problemas que atinge as universidades, interferindo no resultado dos sistemas educacionais. “As perdas de estudantes que iniciam, mas não terminam seus cursos são desperdícios sociais, acadêmicos e econômicos. Nas universidades públicas são recursos investidos sem o devido retorno e nas universidades privadas é uma importante perda de receita. Em ambos casos, a evasão é fonte de ociosidade de professores, funcionários, equipamentos e espaço físico”, revelou.

Mais informações sobre o produto podem ser obtidas junto ao NITT, pelo telefone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou ainda pessoalmente na sala 1603, bloco 16, no campus de Santa Cruz do Sul.

*Publicado por Josemar Santos