O Núcleo de Apoio Acadêmico (NAAC) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o 1º Seminário de Tradutores e Intérpretes de Libras da Unisc. A intenção do evento era articular e debater a formação continuada de tradutores e intérpretes de Libras (TILS).

O seminário ocorreu no dia 23 de novembro, organizado pela coordenadora do NAAC, Raquel Ribas Fialho, e pelas intérpretes de Libras Janaina Carla da Cruz e Keila Cavalheiro de Oliveira. Como palestrantes foram convidadas Carine Barcellos e Maitê Esmero, ambas profissionais concursadas da UFSM. O momento promoveu aos participantes conhecimentos a respeito das pesquisas acadêmicas e das práticas profissionais de TILS.

Além disso, a programação contou com o relato de vida da administradora surda Caroline Fagundes, onde relatou a sua experiência com a mãe, a qual também é TILS. E, na sequência, a mestranda da Unisc, Karoline Kist, ofertou uma oficina de Libras com os olhares e as percepções dos surdos para com os intérpretes.

Segundo Raquel, “foi um sábado de muitas trocas, onde as experiências e complexidades da profissão se fizeram presentes, tornando a primeira edição do seminário uma soma positiva para a comunidade surda e ouvinte”.