Com o objetivo de compartilhar e gerar conhecimentos, o projeto Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes realizou o primeiro Momento Unisc Escola a distância. A ação ocorreu em três turnos, no dia 20 de maio, junto à Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Tigre (EEEMAT), com cerca de 300 participantes inscritos. Eram alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio e professores.

As oficinas oferecidas foram Raciocínio Lógico; Emoções e o contexto da pandemia; Fake News; Fotografe bem com seu celular; Os segredos dos animais; Organize seu cronograma de estudos; Direito e ética na formação pessoal; O que quero ser quando crescer; e Como fazer um filme. Os alunos do Ensino Médio tiveram oportunidade de escolher a atividade de seu interesse para se inscrever. Esse fato, segundo Hélio Etges, um dos coordenadores do Projeto, garantiu uma boa adesão dos estudantes às atividades disponibilizadas. Além desse movimento, em cada atividade estava presente, pelo menos, um professor mentor da Escola, fato que conectou ainda mais os trabalhos e proporcionou boa interação nas oficinas.

Esse aspecto foi confirmado pela diretora da escola ao fazer uma avaliação do primeiro Momento Unisc Escola remoto. Conforme Cláudia Bernhard, esse Momento “foi muito positivo para alunos e professores. O número de inscritos e participantes foi expressivo e os assuntos das oficinas foram ao encontro do esperado”. Para ela, mesmo no formato on-line, “foi um dia proveitoso para todos onde a construção do conhecimento e a interação entre pessoas se fez presente na valorização da educação”.

Na avaliação dos professores do Projeto, esse foi um ótimo teste para o Momento Unisc Escola, porque mostrou que os colégios estão organizados e preparados para receber atividades de extensão mesmo a distância. Eles ressaltam que “com o objetivo plenamente alcançado a partir dessa caminhada junto à EEEMAT, na sequência, outras escolas serão atendidas nesse formato on-line, com oficinas de inúmeras áreas do conhecimento”.

Para atingir esse resultado, de acordo com Hélio Etges, “tivemos o envolvimento direto dos seis professores do Projeto, bem como de bolsistas. Junto com eles, além de professores parceiros que se uniram ao Momento Unisc Escola com oficinas, houve importante interlocução da Unisc Sobradinho, através da Jocelaine Maieron, na mediação com a escola, bem como da Assessoria de Comunicação e Marketing, que criou um site para divulgar o evento no Portal da Unisc, no qual os interessados fizeram sua inscrição e, então, obtiveram acesso às salas das atividades via google meet”.