Ele buscou identificar oportunidades de resolver problemas reais na empresa onde trabalha utilizando uma solução baseada em imagens e aprendizagem de máquinas

Dentro da programação da IV Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 27 de outubro, às 19 horas, de forma virtual, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a IV Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título “Inspeção de amostras de sementes de milho utilizando processamento de imagens e aprendizado de máquina”, do mestre em Sistemas e Processos Industriais pela Unisc, Alexandro Ricardo Rodrigues de Souza, com orientação dos professores Rolf Fredi Molz e Adilson Ben da Costa. “Processamento de imagens e aprendizagem de máquinas têm sido objetos de massivos investimentos financeiro e acadêmico em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para atender crescentes demandas, como direção autônoma e análise de conteúdos na internet, a partir de imagens. Estas tecnologias estão disponíveis para serem utilizadas em diversas outras aplicações, como é o caso da classificação de sementes. Então, na pesquisa busquei identificar oportunidades de resolver problemas reais na empresa onde trabalho utilizando uma solução baseada em processamento de imagens e aprendizagem de máquinas, a partir dos conhecimentos adquiridos em disciplinas que foram abordadas no mestrado”, diz Alexandro.

Ele ressalta que a pesquisa foi resultado de um esforço conjunto e complementar a partir do conhecimento dele em automação industrial e dos colegas Camila Gonzatti (Química Industrial) e Eduardo Dumke (Ciência da Computação), com a orientação dos professores Rolf Fredi  Molz e Adilson Ben da Costa, além do suporte dos colegas do Laboratório de Química Analítica da Unisc, que ajudaram com a elaboração dos protótipos e experimentos. “O mestrado apresentou disciplinas com conteúdos atualizados e conectados às necessidades da indústria, que têm me ajudado a desenvolver soluções a desafios de aumento de performance e eficiência nos processos produtivos da empresa em que trabalho.”

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado em Sistemas e Processos Industriais.  Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 16 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.

alexandro

Alexandro Ricardo Rodrigues de Souza