Pesquisadora busca um espaço de reflexão sobre como as juventudes vêm se constituindo, existindo e resistindo no espaço universitário

Dentro da programação da IV Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 27 de outubro, às 19 horas, de forma virtual, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a IV Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título Modos de subjetivação e as travessias das juventudes na universidade”, da mestranda em Psicologia pela Unisc, Isabela Cristina Lemos, com orientação da professora Letícia Lorenzoni Lasta. “A construção deste projeto de pesquisa-intervenção se deu na escuta das minhas inquietações como psicóloga que buscava um espaço de reflexão sobre como as juventudes vêm se constituindo, existindo e resistindo no espaço universitário. Considero realmente como um processo de "construção", pois navegar e se experienciar no mundo da pesquisa requer um olhar atento às inquietações, muito trabalho coletivo de troca com colegas e professores e o desejo de conhecer, de estar aberto às experiências/vivências que o pesquisar envolve”, diz Isabela.

A pesquisa tem um caminho metodológico cartográfico e utilizou como dispositivo o diário de campo e as entrevistas com estudantes da graduação. Neste momento está em fase de produção de dados. “As travessias das juventudes na universidade carregam uma multiplicidade, mas pontos de encontro, de aproximação no que se refere a modos de subjetivação, perpassados por uma racionalidade neoliberal que traz um excesso de individualidade e, portanto, auto responsabilização, que pode enfraquecer os laços, os coletivos e os encontros, que são pontos de ancoragem nestas travessias. Ainda, a sensação de fracasso frente a vida dos estudantes universitários, mas que são também trabalhadores, é um ponto importante que tem surgido nos encontros da pesquisa. A universidade pode também ser um território constituído por um sentimento de pertença, por laços afetivos, pelo compartilhamento de sonhos, assim como de angústias e de projetos de vida, consideram-se estes pontos essenciais no que diz respeito à promoção da saúde mental”, complementa.

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado Profissional em Psicologia.  Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 16 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.

Isabela Divulgação

Isabela Cristina Lemos