Foto: Divulgação

Da esq. para a dir., de cima para baixo: Márcia Aline Schwantes, Eliziana Eichelberger Lopes. Lilian Regina Lengler Abentroth e Joana de Lima Góes

Foi realizado, de 13 a 15 de junho, em Porto Alegre, o 9º Congresso Gaúcho de Pneumologia, 3º Congresso Gaúcho de Pneumologia Pediátrica, 4º Encontro de Fisioterapia em Pneumologia do RS e Encontro Anual de Cirurgia Torácica do RS. A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), Lilian Regina Lengler Abentroth, apresentou o resumo intitulado Ativação muscular inspiratória em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a treinamento muscular inspiratório, oriundo de pesquisa do egresso Diogo Fanfa Bordin, sob orientação da professora do PPGPS, Dulciane Paiva.

Participaram também as acadêmicas do curso de Fisioterapia, Márcia Aline Schwantes, Eliziana Eichelberger Lopes e Joana de Lima Góes. Márcia apresentou o trabalho Efeito da mobilização passiva sobre parâmetros cardiorrespiratórios de neonatos prematuros em Unidade de Terapia Intensiva, oriundo de pesquisa da atual residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz (PRMS-HSC), Marciele Hopp. Eliziana apresentou o trabalho intitulado A prematuridade afeta a função pulmonar de crianças hígidas em idade escolar?, proveniente da dissertação de mestrado do PPGPS desenvolvida por Caroline Vione.

Já Joana apresentou o trabalho Associação entre força muscular respiratória e força de preensão palmar em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca, resultante da pesquisa do egresso Ricardo Gass e Camila da Cunha Niedermeyer. Todos os trabalhos científicos apresentados pelas estudantes foram orientados pela professora Dulciane Paiva.

O evento possibilitou a integração de pesquisadores da área da pneumologia, a atualização de saberes e a construção de novos conhecimentos, integrando as ações do PPGPS, do PRMS–HSC e da Unisc no cenário estadual das pesquisas desenvolvidas na área pneumológica.