O Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc oferece cursos de Mestrado e Doutorado com foco no aprofundamento das perspectivas científicas e filosóficas de seus acadêmicos. O campo de estudos é voltado à problematização de ações e processos educacionais, formando pesquisadores para atuar na escola e nos mais diversos setores educativos. As inscrições para o processo seletivo das turmas de 2021 estão abertas, até 23 de novembro, através do link https://www.unisc.br/pg/stricto-sensu.html

Roberto Pohlman, que concluiu o mestrado e é doutorando do programa, contou sobre suas experiências na Pós-Graduação. Confira:

Roberto, por que você decidiu dar continuidade na sua formação acadêmica e buscar o Mestrado e, depois, o Doutorado?

Eu sou músico e atuo como professor de música. Na graduação foquei na performance instrumental, mas com o passar do tempo percebi que a Educação Musical vai muito além da execução do instrumento. Compreendi que o encontro educativo é muito mais complexo. Além disso, continuei minha formação com foco em lecionar em espaços formais, especialmente em escolas e faculdades.

Quais experiências do Mestrado e do Doutorado já transformaram a sua forma de perceber o mundo e de se relacionar com sua área de atuação?

Durante o mestrado e, agora, no doutorado, percebo o mundo de maneira complexa, entendo que as experiências devem ser vistas como parte de um todo. Uma canção, por exemplo, é um universo político, social, histórico, estético, artístico, entre tantas outras possibilidades. Hoje sou o aluno e profissional fruto desse percurso, encantado pela Educação Popular, especialmente pelas Escolas Família Agrícola, e pela união entre os universos complementares.

Antes da Pós-Graduação eu tinha bastante dificuldade de escrever e de pensar escrevendo. Tinha muito mais familiaridade de pensar tocando violão. Hoje, os dois modos de pensar são complementares em minha atuação profissional.

Qual é ou era o seu maior desejo ou objetivo ao ingressar na Pós-Graduação?

Quando ingressei no Mestrado tinha o objetivo de desenvolver minha ação como educador. Hoje, penso não somente na compreensão, mas em estratégias de mudança. Penso e desejo um mundo mais justo, fraterno e sustentável. Como disse Atahualpa Yupanqui “Eu não estudo as coisas e nem pretendo entende-las. As reconheço, principalmente, pois antes vivi nelas”.