O Programa de Mestrado e Doutorado em Direito (PPGD) da Unisc, possui qualidade e é reconhecido pela Capes com conceito 5, alto nível de avaliação. Com linhas de pesquisa atualizadas, é referência na discussão de temáticas relacionadas ao constitucionalismo contemporâneo e às políticas públicas, em suas diferentes perspectivas e nuances.

Considerando a sociedade cada vez mais complexa, com transformações marcadas pelo acelerado ritmo da globalização, aprofundar conhecimentos é essencial tanto para o desenvolvimento profissional, quanto para contribuir com soluções aos diversos desafios e demandas sociais. Por isso, o Programa, além de habilitar para a docência, possui foco em preparar seus egressos para as diferentes carreiras jurídicas e para o mundo.

Outro diferencial do PPGD é a possibilidade de internacionalização através dos convênios firmados com Instituições de Ensino de países como Portugal, Estados Unidos, Itália, Peru, Chile, Argentina, Espanha e Uruguai. Inclusive, instituições referência no Direito são parceiras da Unisc, como a Universidade do Minho (Uminho), localizada em Braga, que foi reconhecida como melhor instituição de ensino de Portugal na área.

São muitas as potencialidades do Programa que o tornam destaque, desde as suas atividades consolidadas de internacionalização, até a produção científica voltada para a inclusão social e a formação de redes. Dentre estas qualidades, o fato da Unisc ser uma Universidade com caráter comunitário também agrega na aprendizagem dos estudantes, que possuem inúmeras oportunidades de atuação em pesquisas, projetos e iniciativas que aliam a teoria da sala de aula à prática.

Oportunidades

Mais do que preparar quem deseja seguir o caminho da pesquisa ou da docência para a função, o Mestrado e o Doutorado em Direito são uma oportunidade de aprimorar habilidades e impulsionar a carreira.

Bacharéis que desejam maior preparação ou pontuação em concursos públicos, profissionais que atuam nas áreas jurídicas ou de gestão pública, e, até mesmo, membros de associações ou da sociedade civil organizadas, podem aprofundar conhecimentos e desenvolver expertise em suas atribuições através da formação continuada, por exemplo.

Linhas de Pesquisa

O Mestrado em Direito da Unisc conta com as seguintes linhas de pesquisa: “Políticas Públicas de Inclusão Social”, que busca delimitar as condições e possibilidades de gestão dos interesses públicos a partir da construção de políticas de inclusão social e participação política da cidadania; e “Constitucionalismo Contemporâneo”, com foco em compreender o fenômeno constitucional em seu aspecto de consolidação jurídica de garantias próprias de uma sociedade altamente complexa, em razão da pluralidade normativa que lhe é própria.

Já o Doutorado em Direito, está dividido em dois eixos temáticos: “Dimensões Instrumentais das Políticas Públicas”, focado em uma perspectiva instrumental, baseada nos diferentes mecanismos jurídicos e sociais à disposição do poder público e da sociedade no sentido de se garantir e viabilizar a implementação dessas políticas públicas; e “Diversidade e Políticas Públicas”, que pretende trabalhar o tema das Políticas Públicas a partir de uma perspectivas voltada para os seus aspectos materiais, caracterizados por diferentes áreas que demandam ações em termos de políticas públicas.

Inscrições Abertas para o Processo Seletivo

Para se inscrever no Processo Seletivo, basta acessar o site unisc.br/ppgd  até o dia 17 de novembro.

Saiba mais: unisc.br/ppgd