Em maio deste ano, o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) lançou um Programa de Mentoria em Propriedade Intelectual para alunos da pós-graduação da Unisc. O objetivo é orientar os alunos sobre como proteger a propriedade intelectual gerada em seus trabalhos e quais os caminhos possíveis nesse contexto. Foram 12 inscritos na primeira edição, vinculados ao Mestrado Profissional em Psicologia, Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde, Mestrado e Doutorado em Letras e Mestrado em Doutorado em Tecnologia Ambiental.

Para a diretora de Inovação e Empreendedorismo, Andreia Valim, a iniciativa é importante, pois apresenta aos mestrandos e doutorandos a possibilidade de desenvolver sua pesquisa, aplicando o conhecimento gerado em prol da sociedade, seja por meio do desenvolvimento de novos processos, produtos ou serviços. “A inovação envolve a aplicação de conhecimentos que são muitas vezes gerados na academia, especialmente na pós-graduação", enfatizou.

Segundo a coordenadora do NITT, Isabel Grunevald, o contato individualizado com os alunos permitiu uma análise estratégica para cada situação. “Além de verificarmos os encaminhamentos possíveis e orientar alternativas na proteção do conhecimento gerado, os encontros individualizados permitiram a disseminação da cultura da propriedade intelectual junto aos pós-graduandos participantes", ressaltou.

A mentoria realizada junto ao NITT auxiliou o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Guilherme Mocelin, em sua dissertação, no que tange à emergência de produtos inovadores e tecnológicos. "Durante os encontros com o NITT, foi possível a troca de ideias e orientações que contribuíram para a (re)organização da proposta de estudo, com o vislumbre de produtos técnicos que venham a somar para a comunidade científica e para a sociedade", destacou.

De sua parte, a orientadora do estudo, Suzane Beatriz Frantz Krug, disse que as informações permitiram compreender de forma mais aprofundada a importância da geração de produtos técnicos, que sejam capazes de impactar positivamente no contexto do estudo e da sociedade. “Dessa forma também, viabiliza novos modelos de condução diante de problemáticas ou potencialidades encontradas no momento da realização de uma pesquisa”, ressaltou. A docente disse, ainda, que contar com o apoio de grupos institucionais capacitados, tanto em nível prático quanto científico, corrobora com os princípios norteadores de uma universidade comunitária como a Unisc.

Sobre os serviços oferecidos pelo NITT, acadêmicos da graduação e da pós-graduação podem buscar informações e orientações individualizadas pelo fone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br, ou pessoalmente na sala 1600, bloco 16, do Campus da Unisc de Santa Cruz do Sul.