As atividades ocorreram na Unisc e na Praça Getúlio Vargas

Com o intuito de ampliar a divulgação de ações de promoção da saúde sobre hipertensão arterial, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do projeto de extensão Pró-Saúde, realizou um momento educativo sobre a prevenção e o combate à hipertensão arterial. As atividades ocorreram na Unisc, no dia 25 de abril e no dia 16 de maio na Praça Getúlio Vargas. Foram atendidas mais de 100 pessoas, que receberam orientações de educação em saúde, realizaram aferição da pressão arterial e avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC).

Saiba mais*

O Brasil vem sendo marcado, nas últimas décadas, por uma transição demográfica acelerada, que resulta da redução abrupta da taxa de fecundidade e de elevados índices de envelhecimento populacional. Por sua vez, a transição epidemiológica observada no País é marcada, entre outros aspectos, pelo desafio das doenças crônicas e de seus fatores de risco, além de forte crescimento das causas externas de morbimortalidade.

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) constituem o grupo de doenças de maior magnitude no mundo, atingindo, especialmente, as populações mais vulneráveis, como as de média e baixa renda e escolaridade, devido à maior exposição aos fatores de risco ou ao acesso restrito às informações e aos serviços de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, 57,4 milhões dos brasileiros possuem, ao menos, uma das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Dentre as mais prevalentes neste cenário estão a hipertensão arterial, os problemas de coluna, o diabetes, a artrite, o reumatismo, a depressão e a asma.

A hipertensão arterial é uma condição clínica crônica e, muitas vezes, silenciosa, que pode acarretar diversos riscos à saúde, como por exemplo o acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Além disso, as causas podem ser inúmeras e estão diretamente relacionadas ao estilo de vida de cada indivíduo; mas por outro lado, a doença também pode ser herdada pelos pais em 90% dos casos.

Os sintomas relacionados à hipertensão arterial são perceptíveis somente quando a pressão está alta. É comum sentir dores no peito e na cabeça, zumbido no ouvido, tontura, sensação de impotência, visão embaçada e sangramento nasal. Existem tratamentos e é possível ser controlada, mas não tem cura.

*Fonte: Ministério da Saúde

hipertensao 2023