AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A obra de autoria de professor da Unisc, João Pedro Schmidt, será lançada nesta sexta-feira, dia 5 de maio, na Livraria Iluminura, em Santa Cruz do Sul

Será lançado nesta sexta-feira, dia 5 de maio, às 17h30, na Livraria Iluminura, em Santa Cruz do Sul, o livro Universidades Comunitárias e Terceiro Setor: fundamentos comunitaristas da cooperação em políticas públicas, de autoria do professor do Departamento de Ciências Humanas da Unisc, João Pedro Schmidt, publicado pela Edunisc.

Conforme o autor, a obra de 247 páginas foi idealizada em 2008, quando as universidades comunitárias brasileiras iniciaram um processo de mobilização em favor da aprovação de uma lei que reconhecesse a sua característica de instituições mantidas por comunidades e que facilitasse a sua cooperação com o poder público. A mobilização resultou na aprovação, em 2013, da Lei nº 12.881, conhecida como Lei das Instituições Comunitárias de Educação Superior. “Por atuar na linha de frente dessa mobilização, notei grande carência na literatura política brasileira para dar respaldo à ideia principal da nova lei, a de que as organizações comunitárias são importantes para assegurar serviços públicos de qualidade à população. O que predomina no meio político, acadêmico e na sociedade é a ideia de que os serviços públicos devem ser prestados diretamente por organizações públicas ou delegados a empresas privadas”, salientou.

João Pedro afirma que começou então a buscar referências intelectuais para a formulação de uma nova visão política, o que o levou a estudar autores identificados com o comunitarismo, uma corrente de pensamento político-filosófica que se desenvolveu a partir da década de 1980, nos Estados Unidos e na Europa. Nos Estados Unidos, foi organizado um movimento de intelectuais comunitaristas na década de 1990, articulado pelo sociólogo Amitai Etzioni, que se notabilizou pela defesa da importância das comunidades para o alcance do bem comum. “No ano passado, passei cinco meses nos Estados Unidos estudando com o professor Etzioni, o mais conhecido dos autores comunitaristas, realizando um pós-doutorado na The George Washington University. Fui pesquisar o papel das organizações da sociedade civil nos Estados Unidos, um país que é referência nos estudos sobre o terceiro setor, lá denominado de setor não lucrativo”, sublinhou.

Na volta ao Brasil, finalizou o resultado dos seus estudos dos últimos anos por meio da publicação do referido livro, que mostra que há no Brasil uma longa tradição de organizações comunitárias no campo da educação, que ajuda a entender a presença das universidades comunitárias em todo país, bem como, entre outros aspectos, propõe um conceito amplo de terceiro setor, que inclui o conjunto das organizações comunitárias. “O livro destina-se tanto a quem se interessa pelo tema das universidades comunitárias como aos que se interessam pelo tema do papel das comunidades. Não é um livro somente para especialistas, foi escrito para ser entendido por pessoas de diferentes áreas do conhecimento”, finalizou.

Livro: Universidades Comunitárias e Terceiro Setor: fundamentos comunitaristas da cooperação em políticas públicas

Autor: João Pedro Schmidt

Editora: Edunisc

Lançamento: 5 de maio, 17h30, na Livraria Iluminura.

Preço: R$ 30.

Onde adquirir: Livraria Campus (Unisc) e Livraria Iluminura.

*Publicado por Josemar Santos

MENU PRINCIPAL