Realizada graças a uma parceria entre Sesc, Unisc e Prefeitura de Santa Cruz do Sul, a Feira do Livro chega à sua 32ª edição, tendo como tema central a pulverização do conhecimento e da literatura através das redes, sejam virtuais ou presenciais. Do dia 4 a 10 de setembro, a Praça Getúlio Vargas recebe milhares de leitores, entusiastas e interessados em se conectar com o universo do conhecimento. Para isso, a organização da Feira preparou uma programação intensa e cheia de atrações.

No dia 4, a Orquestra de Câmara da Unisc realiza o concerto de abertura que acontece na própria praça, a partir das 19h30. No dia seguinte, às 14h30, ocorre o encontro com a Personalidade Incentivadora da Leitura, nova honraria que passou a ser concebida pela Feira a partir deste ano e que, na ocasião, tem como primeira contemplada a professora Sonia Dettenborn Luz.

Na sexta-feira, às 10h e às 14h, é a vez do encontro com o Escritor Homenageado, título concedido ao professor Edison Botelho, do curso de Direito da Unisc. No mesmo dia, às 19h30, o encontro é com o Patrono da 32ª Feira do Livro de Santa Cruz, o escritor Leonardo Brasiliense. O evento ocorre no Auditório do Memorial da Unisc e é voltado a estudantes universitários, ensino médio e público geral.

No sábado ocorre o fórum A literatura, o livro e a rede, com a participação especial do patrono, na Casa das Artes Regina Simonis. É no mesmo dia em que acontece, a partir das 15h30, a programação do Bah!the Papo 2019, promovido por quadrinistas e fãs de HQs, no Multiespaço Via9 (Rua Joaquim Nabuco, 09 - a duas quadras da Av. Imigrante). O mesmo pessoal do Bah! estará na Praça Getúlio Vargas a partir das 15 horas do domingo, para o Oficinão HQ (desenho livre com orientações de ilustradores e convidados).

Já na segunda-feira é a vez de encontro com autores como Gean Paulo Naue, Kethlin Meurer, Marcelo Spalding, Marli Silveira e Demétrio Soster. Todos no palco principal da Feira, na Praça Getúlio Vargas.

Na terça-feira (dia 10), último dia da Feira, ocorre o bate-papo sobre séries, filmes, quadrinhos e literatura, com o quadrinista e publicitário Bruno Seidel (funcionário da Assessoria de Comunicação da Unisc). A atividade, que é voltada para estudantes de séries finais e Ensino Médio, ocorre no palco principal da feira em dois diferentes horários, às 10 e às 14 horas.

A 32ª Feira do Livro ainda conta com espaços especiais, como a Bebeteca - Espaço Sesc/Xalingo Brinquedos; Espaço Biblioteca Pública Elisa Gil Borowski; Espaço Unisc (Alunos do curso de Comunicação Social fazendo a cobertura jornalística da Feira); Espaço Unimed; 4ª Mostra Regional de Projetos; e a Casa dos Escritores Sindilojas, onde ocorre o lançamento de livros e revistas durante o sábado e o domingo.