A Unisc, que faz parte do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), recebeu representantes da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), nesta quinta-feira, 8. O objetivo é implementar a Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias (PIIC), uma ferramenta para integração entre instituições comunitárias e os setores público e privado.

O PIIC foi desenvolvido para estabelecer soluções que beneficiem a sociedade, os setores público e privado, bem como as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) através de ações de pesquisa e inovação.  A plataforma será um ambiente dedicado à integração e apoio das ICES, criando uma interface entre elas e os setores público e privado do estado do Rio Grande do Sul (RS).

O líder da comissão da Acafe e responsável pelo projeto, Adriano Rodrigues, destacou que a ferramenta vai diagnosticar os potenciais de inovações existentes nas instituições, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e serviços especializados. “A integração das 14 Universidades do Comung ampliará o projeto e o tornará ainda mais rico e eficiente para que, futuramente, integre todas as ICES do Brasil”, aponta.

Durante a visita na Unisc, Adriano foi recebido por membros da Reitoria e por profissionais da Universidade relacionados ao contexto de inovação, explicou os objetivos da ferramenta e conheceu a infraestrutura e as potencialidades do Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc).

“Durante a pandemia da Covid-19 o caráter comunitário da Unisc foi reforçado, pois entregamos inúmeras soluções em nossa região, nas mais diversas áreas do conhecimento. Esses esforços minimizaram os impactos da pandemia, o que é motivo de orgulho. Então, contar com um espaço que possa entregar mais soluções à comunidade, no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, é uma grande oportunidade”, reforçou a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer.

O projeto do PIIC teve investimento de R$ 450 mil reais, disponibilizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações por meio da Emenda Parlamentar, articulada pelo Senador Jorginho Mello, pela Deputada Federal Carmen Zanotto e pelo Deputado Federal Pedro Uczai. Em 2020, uma nova emenda foi viabilizada, que pretende ser disponibilizada para todas as ICES do Brasil.

Inovação

As Universidades Comunitárias prezam pelo desenvolvimento das regiões em que estão inseridas. Segundo o coordenador do TecnoUnisc, Rafael Kirst, “a plataforma PIIC auxilia a criar uma ponte entre as demandas da sociedade, especialmente de empresas, e as pesquisas e projetos realizados na Universidade. Do ponto de vista da inovação, essa pode ser uma nova porta de acesso que vai permitir que as empresas conheçam o que a Unisc tem a oferecer e que a gente possa atender demandas que estejam em sintonia com o que o mercado deseja”.

Rafael ainda completa que a plataforma possibilita duas grandes conquistas, que são “ter em um único canal de comunicação todas as informações relevantes para as empresas, apresentando tudo o que temos a oferecer. E poder criar redes que ampliem as pesquisas conjuntas entre as instituições do Comung, fortalecendo parcerias. Hoje, na Unisc, contamos com doze projetos de pesquisa em execução com empresas da região e acreditamos que poderemos oferecer muito mais com o uso do PIIC”.