AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

 

 

Nesta quarta-feira, 12, a Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc) realizou sua Aula Inaugural do programa Startup RS Start, que ocorre por meio de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O momento ocorreu de modo digital, através da Plataforma Zoom.us.

O Programa é destinado às startups em estágio inicial e aos empreendedores que buscam estruturação e validação dos seus modelos de negócio. A nova turma iniciada hoje vai contar com três meses de workshops e consultorias com profissionais do Sebrae e da Unisc, que são especialistas no desenvolvimento de novos empreendimentos.

Na Aula Inaugural foram apresentadas as dez startups que integram a nova turma, marcando o início do programa. Durante as atividades do Startup RS Start os empreendedores devem desenvolver e validar no mínimo um mínimo produto viável (MVP), além de pensar na formatação de um modelo de negócio que permita o crescimento exponencial dos empreendimentos.

As aulas ocorrem segundas e quartas, das 09h30 às 11h30, e existe uma consultoria quinzenal para auxiliar no desenvolvimento das ideias. Após a primeira etapa do processo de incubação, prevista para o dia 10 de outubro, acontece a exposição das propostas, conhecida como pitch day.

Segundo o coordenador da Itunisc, Rafael Kirst, o Start tem o objetivo de aquecer o empreendedorismo e a inovação na região, ampliando possibilidades de negócios. "Em uma economia altamente dinâmica, é importante que novos negócios sejam pensados de forma ágil e enxuta, sempre direcionados pela inovação. E nesse sentido, a parceria da Itunisc com o Sebrae permitirá o atendimento de um número maior de empreendimentos, gerando sinergias positivas para toda a região", reforça.

Assim como a Aula Inaugural, o Start será realizado de forma virtual, permitindo a troca de experiências entre os participantes, diante da pandemia da Covid-19. "O programa parte da ideia de que podemos desenvolver muito em um modelo digital. Mas, ao longo do processo de incubação, os empreendimentos poderão fazer uso da infraestrutura dos ambientes de inovação e dos laboratórios da Unisc, assim que o cenário se mostrar favorável para isso", acrescenta Kirst.

O evento virtual foi um momento de exposição de ideias e diálogos guiados por alguns dos representantes do programa: Rafaella Vasconcelos e Thiago Persi, consultores da Semente Negócios; Claudia Regina de Souza Kuhn, analista de articulação de projetos do Sebrae RS; Debora Chagas, coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do Sebrae RS; Andréia Valim, diretora de Inovação e Empreendedorismo da Unisc; Rafael Kirst, coordenador Itunisc; e Luciana Rossell Malinsky, da Nutrindo Soluções LM.

Conforme Cláudia Regina de Souza Kuhn, da gerência regional do Sebrae, as expectativas são positivas, pois “a Semente Negócios traz para o programa Start o Caminho Empreendedor, em uma metodologia exclusiva de inovação validada no mercado brasileiro.”.

Mais informações sobre o programa podem ser conferidas através do link https://www.unisc.br/pt/noticias/itunisc-abre-selecao-para-novos-empreendimentos

 

A Incubadora

Localizada no bloco 16 do Campi de Santa Cruz do Sul, a Itunisc tem como objetivo apoiar a formação e a consolidação de empresas tecnologicamente inovadoras. Entre outras atividades de apoio ao empreendedor iniciante, oferece espaço físico, treinamentos, consultorias especializadas, orientação empresarial e suporte na elaboração de projetos para busca de recursos não reembolsáveis junto a órgãos de fomento. Mas, o maior benefício de ter um empreendimento incubado na Itunisc é a facilidade em estabelecer conexões, o que permite o desenvolvimento das startups de uma maneira mais rápida e ágil.

O contato com a Itunisc pode ser realizado por meio do telefone (51) 3717-7470 ou do e-mail tecnounisc@unisc.br

 

 

MENU PRINCIPAL