Divulgação

Neste semestre, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebe um intercambista da Colômbia, que está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado. Duberly Mosquera Restrepo, 38 anos, chegou ao município neste mês e deve ficar até setembro.

Na Unisc, o estudante está desenvolvendo pesquisas ligadas ao Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências Ambientais, do qual faz parte, composto pela Universidad del Valle, Universidad del Cauca e Universidad Tecnológica de Pereira, localizadas na Região Andina da Colômbia. Duberly conta com uma bolsa de pesquisa obtida junto ao Colciencias (instituto colombiano de apoio à pesquisa) e à Universidad del Cauca. A temática desenvolvida se enquadra na área ambiental e trata sobre Avaliação do risco ecológico associado ao uso de agrotóxicos sobre a qualidade da água na Bacia do Rio Dagua, Colômbia. Após a pesquisa no Brasil, Duberly deve voltar ao seu país de origem, onde entregará a tese em novembro.

O intercâmbio foi possível em virtude do Convênio de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural entre a Universidad del Valle e a Unisc, assinado em 2014, e que apresenta como um dos seus principais objetivos a promoção do intercâmbio de pesquisadores e estudantes de ambas as instituições, bem como a elaboração de projetos de pesquisa em conjunto, visando à obtenção de recursos financeiros internacionais.

Iniciando as aulas de português e ainda se adaptando ao novo país, o intercambista conta que foi bem recebido em Santa Cruz. “É uma cidade muito bonita, organizada, com muitas árvores. As pessoas são amáveis e, se preciso de ajuda, elas me auxiliam”, ressalta.

Estudos

Além de participar como discente nas disciplinas do PPGTA que estão acontecendo neste primeiro semestre, Duberly está trabalhando com taxonomia de macroinvertebrados bentônicos indicadores da qualidade da água, coletados no Rio Dagua, na Colômbia, e com amostras obtidas em rios locais. As atividades são realizadas no Laboratório de Zoologia da Unisc, sob orientação do professor do PPGTA, Andreas Köhler.

Concomitantemente, o estudante trabalha na análise estatística e multivariada dos dados da sua tese de doutorado, no Laboratório de Limnologia da universidade, orientado pelo professor Eduardo Lobo Alcayaga, também do PPGTA. Conforme o docente, um dos objetivos do intercâmbio de Duberly é publicar, pelo menos, dois artigos científicos sobre a pesquisa em revistas internacionais. Além disso, a atividade busca ampliar as relações internacionais da Unisc com as instituições colombianas.

A participação de Duberly no estágio acadêmico se constitui na primeira oportunidade concreta de intercâmbio de alunos de doutorado entre ambas as universidades, chancelando a importância da internacionalização como instrumento de desenvolvimento institucional, científico e cultural, ampliando o conhecimento sobre questões do meio ambiente entendido como tema global. Segundo o professor Alcayaga, “o caráter universal do conhecimento, por meio do avanço de tecnologias, demonstra o novo caminho do ensino superior sem fronteiras, que tem como base de apoio a criação de redes de cooperação interinstitucional e internacional, como é o caso da atuação da Universidad del Valle e a Unisc”, observa.