AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Divulgação

Mestrandas e docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) – Mestrado e Doutorado palestraram para a turma da disciplina de Farmacologia Aplicada ao Exercício, do 9° semestre do curso de Educação Física da Unisc. A palestra, realizada no dia 24 de setembro, teve como tema principal a prática de exercícios físicos em academias aliada ao consumo de suplementos alimentares. A mestranda Diene da Silva Schlickmann apresentou seu projeto de pesquisa de dissertação intitulado Avaliação do consumo de suplementos alimentares na estabilidade genômica, estresse oxidativo, nefrotoxicidade e hepatotoxicidade em práticantes de academia do município de Santa Cruz do Sul – RS.

Na oportunidade, Diene demonstrou alguns dados preliminares da pesquisa em relação ao comportamento de praticantes de academias que fazem o uso de suplementos alimentares. A mestranda Caroline dos Santos conduziu a palestra enfatizando a prática de exercícios físicos em academias para a terceira idade. Ela apresentou, ainda, os objetivos do seu projeto de pesquisa de dissertação denominado Usuário de academia na terceira idade: a relação da qualidade de vida com o perfil lipídico, gasto energético, consumo alimentar, composição corporal, sarcopenia e estabilidade genômica.

As professoras da disciplina de Farmacologia Aplicada ao Exercício, Cézane Priscila Reuter e Silvia Isabel Rech Franke (coordenadora das pesquisas apresentadas), ressaltaram que os temas abordados na palestra conduzem os alunos a um momento de reflexão sobre o desenvolvimento dos profissionais de Educação Física na atuação em academias. Para as mestrandas, a apresentação dos dados destas pesquisas é uma forma de propagar a construção do pensamento referente às informações obtidas, além de compartilhar o conhecimento, divulgando as pesquisas realizadas no Programa com temáticas de interesse da Educação Física.

MENU PRINCIPAL