Uma iniciativa conjunta busca arrecadar materiais escolares para auxiliar no recomeço de estudantes das redes municipais e estaduais, dos vales do Taquari e Rio Pardo e Região Centro Serra, que foram atingidos pelas enchentes. A proposta envolve a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Universidade do Vale do Taquari (Univates), o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo e o Ministério Público.

As doações serão recebidas nas instituições em Santa Cruz do Sul e em Lajeado, em pontos devidamente identificados. O Ministério Público será responsável pela distribuição dos materiais aos estudantes. Entre os itens que podem ser doados pela comunidade estão lápis, canetas, estojos, cadernos e mochilas. Podem ser materiais usados, desde que estejam em boas condições.

Os materiais arrecadados serão entregues aos estudantes em kits contendo os principais itens necessários para as atividades escolares. Pessoas que desejarem contribuir com a campanha podem fazer a doação de alguns itens da lista ou de um kit completo.

Para a vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim, a campanha emerge em um momento muito delicado no Rio Grande do Sul, em que mais que nunca a educação precisa ser retomada para todos os gaúchos. “Desastres climáticos como esses precisam ser compreendidos pela população e, por meio da educação, precisamos nos preparar para evitar que ocorram novamente. A Educação Básica requer toda a atenção da sociedade e nesse sentido a campanha teve o engajamento da Unisc. Esperamos que todos se sintam aclamados a fazer sua parte nesta retomada.”

Já a promotora de justiça da Promotoria de Justiça Regional de Educação de Santa Cruz do Sul, Vanessa Saldanha de Vargas, ressalta que na medida em que as escolas estão conseguindo voltar, muitas estão se deparando com a questão da falta de material escolar dos alunos. “Então, até pensando numa forma, talvez, mais ágil para que eles voltem a ter acesso aos materiais é que lançamos esta campanha. Num levantamento prévio, são mais de 9 mil alunos precisando, principalmente no Vale do Taquari. É uma demanda urgente e necessária,  até para que os alunos possam voltar à normalidade o quanto antes”, completa

Itens do kit:

• 1 mochila;

• 3 cadernos - 10 matérias (200mm x 275mm);

• 3 cadernos brochura;

• estojo;

• lápis;

• borracha;

• cola;

• apontador;

• canetas azul, preta e vermelha;

• lápis de cor;

• régua.

Pontos de coleta em Santa Cruz do Sul

• Unisc