AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

As inscrições estão abertas para o Desafio Corsan/Unisc, lançado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), com o objetivo de aproximar pesquisadores, empresas e startups da região para desenvolver projetos inovadores, que agreguem soluções às demandas da Corsan e seus clientes.

Os três melhores projetos na categoria startup vão ganhar gratuidade na etapa de validação do processo de Incubação na Itunisc. Também como premiação, todas as propostas nas categorias pesquisa aplicada, empresa consolidada e startup poderão ter seus custos de projetos financiados pela Corsan.

Os desafios são baseados em áreas estratégicas para a Corsan, como água/esgoto, insumos, resíduos, energia e transformação digital/tecnologias. Podem participar, propondo soluções, pesquisadores da Unisc, empresas do TecnoUnisc ou Itunisc, empresas já consolidadas da região e startups, desde que já tenham projetos ou produtos nas áreas expostas em fase de, ao menos, prototipação. Não serão aceitas ideias, apenas propostas de produtos que já tenham sido testados e validados em pequena escala.

A abertura do Desafio ocorreu nesta quarta-feira, 11, através de um evento online, transmitido ao vivo, com a presença do diretor Comercial, Inovação e Relacionamento da Corsan, Jean Bordin; do superintendente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Corsan, Luciano Zingano; da diretora de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Andréia de Moura Valim; e do gestor do parque científico e tecnológico da Unisc, Rafael Kirst.

O evento pode ser assistido na íntegra através do link https://www.youtube.com/watch?v=DDVbAJmzr7E

Quem pode participar do evento?

O evento é aberto à comunidade, sendo especialmente direcionado às empresas do TecnoUnisc e do Itunisc, aos pesquisadores que desenvolvam pesquisas aplicadas e para projetos de empreendedores com potencial de serem incubados. Empresas não associadas ao TecnoUnisc podem participar, mas deverão se associar ao parque ao longo do programa.

Como participar?

As inscrições estão abertas através do site www.unisc.br/desafiocorsanunisc até o dia 1º de setembro, nas seguintes áreas:

- Água/Esgoto: soluções para tratamento de água, redução de custos operacionais, comerciais e perdas diretas e indiretas. Tecnologias ou metodologias novas envolvendo toda cadeia do processo de tratamento.

-Insumos: soluções para redução de custos operacionais no uso e eficiência dos produtos químicos utilizados pela Companhia.

- Resíduos: tecnologias ou metodologias de manejo, criação, controle e destinação dos resíduos gerados pela Corsan, principalmente dos lodos oriundos do tratamento de água e de efluentes.

-Energia: visto ser a maior despesa da Companhia, novas tecnologias ou metodologias de redução de custos, monitoramento, gestão inteligente e melhoria na eficiência da utilização destes recursos.

 - Transformação Digital/Tecnologias: novas tecnologias incipientes ou aquelas já existentes a outros mercados e não vislumbradas especificamente ao saneamento que promovam a transformação digital no setor (IoT, Comunicações, IA, BI, Big Data, equipamentos, entre outros).

Desenvolvimento

Após o período de seleção preliminar das propostas, vão ocorrer oficinas de captação entre os dias 6 e 10 de setembro. Na sequência, uma apresentação das propostas participantes será realizada em um pitch day com a diretoria da Corsan e especialistas em inovação da Unisc. Os participantes vão receber auxílio do TecnoUnisc para pensar e qualificar o pitch, além de um suporte da área técnica da Corsan para alinhamento das propostas.

MENU PRINCIPAL