AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Ocorreu na terça-feira, 30 de março, a 3ª Reunião da Mesa do Programa Inova RS na Região dos Vales. Durante o encontro, a coordenadora, Andreia Valim, e os gestores de inovação e tecnologia apresentaram os projetos prioritários para o ecossistema de inovação da Região dos Vales e propuseram a discussão entre os participantes. Estiveram presentes 55 membros representando a quádrupla hélice (empresas, academia, governo e sociedade civil organizada).

A reunião foi realizada virtualmente e transmitida ao vivo pela página do Facebook da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (https://fb.watch/4I0v5unuAg/). Além da participação de lideranças locais da Região dos Vales, a reunião também contou com a presença do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís Lamb, do secretário adjunto, Ricardo Melo Bastos, e do diretor de Ambientes de Inovação, Everaldo Daronco. O evento é um passo importante para a continuidade do Programa Inova RS que visa tornar a Região dos Vales, até 2030, referência nacional de inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em biotecnologia e automação nos setores agroalimentar, saúde e serviços, abrindo novas oportunidades para cadeias adjacentes e buscando um constante desenvolvimento sustentável.

Na oportunidade, o secretário Luis Lamb parabenizou a região pelo engajamento dos atores representantes da quádrupla hélice: “o Inova RS visa trabalhar uma percepção da importância da inovação e do conhecimento dentro do desenvolvimento econômico das nossas regiões. A região dos vales tem dado vários exemplos de iniciativas que vão ao encontro desses nossos objetivos, temos uma participação muito forte e efetiva dos membros do Programa que é construído principalmente a partir das lideranças locais”, pontuou.

Também foram apresentadas as ações definidas ao longo da articulação com os membros do Programa desde as oficinas de Cocriação realizadas em janeiro. Representantes de empresas parceiras, como Guilherme Prestes, da empresa GPS Tech, e Luciane da Silva, da empresa Gaudore, expressaram a satisfação nas oportunidades que o Inova RS vem trazendo às empresas da Região. Membros dos municípios da Região também trouxeram suas demandas para a Reunião.

João Vogt, representante da empresa Mercur, parabenizou a realização do programa. “Viver essa oportunidade de juntar a academia das empresas, juntar os conhecimentos e saberes diferentes para construir algo, essa é a grande inovação que estamos vivendo nesse processo, assim, fortalecemos a economia regional e estadual e também a do Brasil como um todo”, completou.

  Além disso, Alexandre Schneider, representante da empresa Languiru, apontou a satisfação em fazer parte do programa que visa a integração das quatro pás da hélice. “O governo trazendo a academia e pressionando as empresas a agirem e aproveitarem as oportunidades de investimento em inovação é algo novo e positivo. O Inova RS deu uma alavancada para que aproveitemos as oportunidades de parcerias entre os membros”, ressaltou.

A construção de parcerias entre empresas, academia, governo e sociedade civil organizada é essencial para o desenvolvimento do Programa Inova RS que já está articulando para a realização dos projetos prioritários nas áreas portadoras de futuro: produtos a partir de plantas bioativas e resíduos agroindustriais no setor agroalimentar e tecnologias inteligentes para inovação voltadas para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação no setor da saúde. Os próximos passos do Inova RS na Região dos Vales visam a implementação dos projetos discutidos com os membros da Mesa ao longo de 2021.

O Inova RS foi lançado em agosto de 2019 pelo Governo do Rio Grande do Sul e regulamentado pelo Decreto n. 54.767/2019. O projeto é promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict) e tem como objetivo tornar o Rio Grande do Sul referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local.

MENU PRINCIPAL