Estudantes das diversas áreas da Unisc desenvolveram, ao longo do primeiro semestre deste ano, 26 projetos voltados à área da gestão no Hospital Santa Cruz (HSC). O Laboratório de Empreendedorismo e Práticas Comunitárias (LEPC) foi estruturado pela instituição de ensino para oferecer uma aproximação dos estudantes com os ambientes de inovação, além de ser um potencial gerador de novas ideias e projetos para a incubadora da Universidade.

Ao todo, a iniciativa da Unisc envolveu cerca de 900 alunos de quase todos os cursos de graduação da Universidade, divididos em 21 turmas, sendo 17 no campus de Santa Cruz do Sul, duas em Venâncio Aires e duas no campus de Montenegro, totalizando 177 projetos desenvolvidos com o objetivo de propor soluções para os desafios apresentados pelas instituições participantes. No Hospital Santa Cruz foram lançados 26 desafios reais aos estudantes, em diversas áreas, identificados pelos gestores envolvidos no processo de Acreditação Hospitalar do HSC.

As turmas que trabalharam com desafios captados no Hospital Santa Cruz integraram o LEPC B, que teve o total de 87 projetos nos três campi. Os outros 90 projetos foram desenvolvidos no LEPC A e estavam relacionados a 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para coordenar os trabalhos foi chamada uma nova turma de professores para atuar no LEPC, totalizando 19 docentes de diversas áreas do conhecimento.

“O objetivo do laboratório de empreendedorismo e práticas comunitárias é fazer com que o estudante tenha contato com o ambiente empreendedor, no primeiro e no terceiro semestre, aliando os conceitos estruturantes do empreendedorismo clássico e social com a prática”, explica o professor Erion da Silva Lara. “As competências são desenvolvidas por meio de desafios previamente selecionados a partir das demandas reais da própria universidade e da comunidade, utilizando a Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos”, complementa.

Os alunos do LEPC B do campus de Venâncio Aires desenvolveram projetos também no Hospital São Sebastião Mártir, a partir dos desafios propostos pela gestão, e na Unidade Básica de Saúde Gressler, além de um desafio captado na sociedade. Já os alunos do LEPC B do campus de Montenegro desenvolveram projetos por meio dos desafios propostos pela Secretaria Municipal de Saúde.

A apresentação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes da Unisc ocorreu entre o final de junho e início de julho, de forma online, com a participação dos gestores envolvidos nos desafios. No Hospital Santa Cruz, as propostas envolveram as áreas de comunicação interna, divulgação de serviços, descarte de materiais, gestão financeira, tecnologia, entre outras, e serão também apresentadas presencialmente à direção da Instituição no dia 23 de julho, às 8h30min, no auditório do curso de Medicina situado junto à unidade acadêmica do HSC.