AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O médico infectologista e diretor técnico do Hospital Santa Cruz (HSC), Marcelo Carneiro, integrou a equipe de revisores da nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre Orientações para prevenção e controle da disseminação de microrganismos multirresistentes em serviços de saúde no contexto da pandemia da Covid-19. Carneiro também é integrante da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia do Hospital (CCIH) e professor do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS).

O estudo foi publicado neste mês de agosto pela Anvisa. O objetivo da nota técnica foi apresentar as principais medidas a serem adotadas pelos serviços de saúde para a prevenção e o controle da disseminação de microrganismos multirresistentes no contexto da pandemia da Covid-19 e reforçar a necessidade de adoção dessas medidas por todos os envolvidos, direta ou indiretamente, na assistência aos pacientes.

A resistência microbiana é um grave problema de saúde pública e está associada ao aumento do tempo de internação, dos custos de tratamento e das taxas de morbimortalidade dos pacientes. No último ano, a pandemia da Covid-19 criou condições que favorecem a disseminação de microrganismos resistentes aos antimicrobianos nos serviços de saúde, como aumento no número e no tempo de hospitalização, uso prolongado de dispositivos invasivos e assistência intensiva, redução do número de profissionais de saúde e aumento da carga de trabalho, dificuldades para implementação de medidas de prevenção e controle de infecções e utilização excessiva e empírica de antimicrobianos de amplo espectro, em larga escala, para tratamento de infecções secundárias, fúngicas ou bacterianas.

MENU PRINCIPAL