O espaço vai atender os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia,
Goiás, Bahia, Tocantins, Maranhão, Piauí e Pará

Eden Aloy

Reitor Rafael Henn, Caroline Kothe e Paulo Theisen

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) inaugurou na noite desta quarta-feira, 18, a Central Analítica no município de Primavera do Leste, no Mato Grosso. Ao todo, serão mais de mil metros quadrados e capacidade de análise de 2,5 mil amostras de solo por dia, com possibilidade de aumento.  O espaço vai atender os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Goiás, Bahia, Tocantins, Maranhão, Piauí e Pará.

O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, salientou a satisfação em inaugurar a primeira unidade da Central Analítica fora do Rio Grande do Sul. “Nós somos uma universidade comunitária, que tem como princípio, através da pesquisa, do ensino, da extensão e da prestação de serviço, auxiliar as comunidades e o desenvolvimento nas regiões onde nós atuamos.”

Enfatizou que a Unisc tem uma das maiores centrais analíticas de solo do Brasil e boa parte das análises feitas na unidade do Rio Grande do Sul é do Mato Grosso. “Então faz todo sentido nós abrirmos, por questões logísticas, e também por estarmos perto dos produtores, ajudando no desenvolvimento regional. Certamente iremos, por meio da expertise dos nossos professores, doutores, através da ciência, auxiliar muito o desenvolvimento local.”

Ainda na abertura, o prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, enfatizou o crescimento acelerado do município, que já passa de 100 mil habitantes. “Estamos com quase 20 empresas em fase de licitação ou instalação no município. Mas para que o crescimento continue de forma ordeira e organizada é preciso investir na educação. E toda vez que uma nova universidade vem para Primavera do Leste é um orgulho muito grande para a nossa administração.”

Ele continuou exaltando a importância do poder transformador que um curso acadêmico pode causar e fez planos para o futuro. “E é justamente isso que espero com a inauguração da Central Analítica da Unisc, um dos laboratórios mais modernos do Brasil. Nosso projeto é ter um campus da faculdade aqui na nossa cidade e o que estiver ao alcance da nossa gestão, pode ter certeza, que estamos sempre prontos para contribuir.”

A coordenadora da unidade no Mato Grosso, Caroline Kothe, também lembrou que o local tem um dos laboratórios mais modernos da América Latina, com tecnologia de ponta. “Para o município e região, o laboratório vem para agregar ao crescimento que está tendo aqui, à modernidade e na qualidade que a região busca. O laboratório vem ao encontro do que Primavera do Leste está buscando.”

Também esteve presente o diretor-executivo da DF Incorporadora e Imobiliária, Carlos Freitas. A empresa construiu a unidade conforme a necessidade da Unisc. “Trabalhar com um grupo sério, determinado e muito assertivo nos trouxe um aprendizado muito grande. Ter uma referência nacional, de altíssima tecnologia do agro em nossa cidade, demonstra o quanto Primavera do Leste é moderna e busca sempre o que há de melhor em cada segmento.”

Ainda estiveram na inauguração representando a Câmara de Vereadores de Primavera do Leste, a vereadora Karla Jackeline da Silva Souza; o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Toninho Filho; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marco Aurélio Sales; e o secretário de Governo, Anderson Gonçalves.

Natalia Bechi

Diego Eifler

Saiba mais

Ao todo, serão mais de mil metros quadrados e capacidade de análise de 2,5 mil amostras de solo por dia, com possibilidade de aumento.  “A ideia é atender todos os estados do Centro-Oeste e as fronteiras agrícolas, assim como a região MATOPIBA”, fala o coordenador da Unisc Serviços, Paulo Roberto Theisen.

Ainda, com a instalação, deve-se melhorar a parte da logística, para que se esteja mais próximo dos clientes. “Trazendo essas amostras aqui para Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, leva em média uma semana e esse tempo é precioso no que diz respeito à produção. Essas amostras, ficando mais perto, conseguimos agilizar e com isso acelerar o processo de emitir o resultado. Com isso, o cliente, o produtor já consegue fazer o plantio.”

Diego Eifler

Entenda

A Central Analítica realiza análises para o segmento do agronegócio (solo, tecido vegetal, fertilizantes, fitopatológicas, entre outros), ambiental (verificar poluentes em águas) e de alimentos. “É um conjunto de laboratórios que servem de apoio à casa, para a comunidade, pessoas físicas e pessoas jurídicas. São mais de 100 mil amostras por ano. Agora, com as duas unidades, serão em torno de 5,5 mil análises por dia”, diz Paulo.

Primavera do Leste

Primavera do Leste é um município jovem, com apenas 36 anos. No entanto, já ficou em 15º lugar no ranking dos 100 municípios mais ricos do agronegócio nacional, divulgado em nota, no começo de 2022, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ainda, entre as cidades com maior produção agrária do país, o estado do Mato Grosso aparece com 35, entre elas, Primavera do Leste. O município está há 230 quilômetros de Cuiabá, capital do Mato Grosso, e tem como diferencial o Produto Interno Bruto (PIB) por habitante com percentual de 105% acima da média nacional.