AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Programa Equilibre-se ocorre em parceria com o curso de Fisioterapia da Unisc

Oficinas de relaxamento e de dança, massagem, rodas de conversa e ginástica laboral são algumas das atividades disponibilizadas pelo Hospital Santa Cruz (HSC) aos seus funcionários com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida. O Programa Equilibre-se existe na Instituição desde 2014 e surgiu por meio de uma parceria com o curso de Fisioterapia da Unisc e a disciplina de Fisioterapia e Saúde Mental.

O programa conta com uma gama de alternativas que estão permanentemente à disposição dos funcionários do HSC. As atividades são distribuídas em todos os turnos, priorizando a realização das práticas dentro da jornada de trabalho, e visam propiciar espaços de bem-estar físico e mental, oportunizando conexões com as relações do trabalho e facilitando a integração e trocas de vivências de diferentes setores, onde o “fazer” é um pretexto para o encontro. Conforme a profissional de educação física responsável pelo programa, Ana Carolina Franceschette, o Equilibre-se vem sendo aprimorado ao longo dos anos com a inserção de atividades que buscam atender às necessidades apresentadas pelos trabalhadores da Instituição. “Para definirmos as práticas que serão realizadas, utilizamos os resultados apresentados pelo perfil epidemiológico dos trabalhadores”, explica.

São diversas as atividades oferecidas aos funcionários, como ginástica laboral, atividade “Reequilibre-se” (um misto de quick massage e alongamentos passivos), oficinas de meditação/relaxamento e oficinas de trabalhos manuais, que inclui origamis, filtro dos sonhos, mandalas, amuletos da sorte, blocos e porta-trecos com materiais reciclados, pintura de casquinha de ovos na Páscoa, confecção de enfeites de Natal e da árvore de Natal da Instituição, entre outros. Dentro do programa também são realizadas oficinas de Lian Gong (exercício terapêutico chinês), de jogos de integração e de dança, aulas de atividade física, rodas de conversa, atendimentos e encaminhamentos psicológicos, reiki e dicas de bem-estar e saúde.

Em média são realizados, anualmente, 9.557 atendimentos. Em 2020, devido à pandemia, algumas atividades foram adaptadas para a modalidade virtual. “Mesmo com a diversidade de atividades oferecidas, a equipe gestora do Programa Equilibre-se permanece em constante busca de propostas que venham a agregar bem-estar aos trabalhadores da Instituição”, acrescenta Ana Carolina.

MENU PRINCIPAL