O Hospital Santa Cruz (HSC), por meio do Programa de Qualidade de Vida Equilibre-se, em parceria com os programas moviMENTE-se e ASAS e com a Clínica do Movimento Humano da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), promoveu no dia 8 de abril uma ação alusiva ao Dia Mundial da Atividade Física e Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida (06/04) e ao Dia Mundial da Saúde (07/04). A atividade ocorreu no ginásio da Unisc e incluiu aula de dança, exercícios de mobilidade articular e de fortalecimento, com exercícios de alongamento e relaxamento e a realização de caminhada/corrida de aquecimento.

O Programa de Qualidade de Vida Equilibre-se utiliza estratégias de prevenção e promoção da saúde aos colaboradores do HSC. As atividades ocorrem ao longo do ano dentro da jornada formal e em todos os turnos de trabalho, mediante o envolvimento de profissionais de Educação Física, Psicologia, Medicina e Enfermagem do Trabalho do Hospital, com a participação de alunos da residência multiprofissional em Educação Física e de cursos de graduação, além de outros profissionais voluntários.

Em 2023 foram oferecidos espaços de relaxamento (Reequilibre-se, Oficinas de Bolsinhas de Relaxamento e Calor), ginástica laboral e participação em feiras e eventos como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), com a realização de jogos lúdicos abordando os temas atividade física e bem-estar. Também foram realizadas oficinas de trabalho manuais e proporcionados espaços de conversa abordando temas como saúde mental, saúde emocional da mulher, uso de medicamentos e assédio.

Texto: Luciano de Pellegrini Maynart Pereira/assessoria de imprensa HSC

IMG 20240408 184423