AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A iniciativa irá ocorrer em três pontos de Santa Cruz do Sul. Meta é aplicar todas as 960 doses disponibilizadas

Divulgação/Unisc

No próximo dia 8, das 9 às 17 horas, o Hospital Veterinário da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realiza a Campanha de Vacinação Antirrábica. A aplicação das doses irá ocorrer na frente do bloco 1 da Unisc, na Praça da Bandeira e no quartel do Corpo de Bombeiros situado no Distrito Industrial. A expectativa é vacinar 960 animais.

A campanha é aberta para todos os tutores de cães e gatos de Santa Cruz do Sul. No dia, não há necessidade de documentação, mas se o tutor desejar poderá trazer a carteirinha de vacinação para registrar a aplicação. Será cobrado um valor simbólico de R$ 10,00 por dose.

A coordenadora do hospital e também veterinária, Claudia Lautert, ressalta que cães e gatos precisam ser vacinados anualmente contra o vírus da raiva para protegê-los e também para a proteção dos tutores. “A raiva é uma doença viral de grande importância na saúde humana e animal por representar uma das zoonoses mais mortais conhecidas. A forma mais eficiente de prevenir é por meio da vacinação.”  

Ela ainda explica que a raiva é um doença que acomete o sistema nervoso central, causando alterações como paralisia, agressividade, dificuldade de deglutição e demência. “Rapidamente a doença evolui levando o animal a óbito.”

A campanha é realizada pelo curso de Medicina Veterinária da Unisc, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul.

MENU PRINCIPAL