AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A Estrutura está situada na RSC-287, em Linha Pinheiral. Saiba mais sobre o funcionamento do HV

 

 

Desde outubro de 2020 a população de Santa Cruz do Sul e região conta com os serviços prestados pelo Hospital Veterinário da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, foram realizados 3.980 atendimentos (consultas, exames e procedimentos cirúrgicos) dentre estes, 607 atendimentos particulares, 202 castrações para o município de Vera Cruz (convênio para castração de animais de pequeno porte) e 3.171 atendimentos gratuitos para tutores de baixa renda, protetores independentes e ONG’s (convênio com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul), tanto para animais de pequeno como de grande porte.

 

Mas como funciona? Como as pessoas podem ter acesso? Por que ele está localizado longe do perímetro urbano? São os próprios alunos que fazem os procedimentos nos animais? A médica veterinária e gestora do HV, Cláudia Lautert, esclarece alguns pontos importantes sobre o funcionamento do espaço.

 

Imagem: Banco de Imagens

 

 

Atendimento privado e público

O Hospital Veterinário atende de forma particular. São realizados todos os tipos de procedimentos necessários como exames, cirurgias e aplicação de vacina. O local tem três veterinários fixos, 13 colaboradores especialistas e plantonistas, quatro médicos veterinários docentes do curso, uma técnica de laboratórios, uma técnica em radiologia, uma farmacêutica e uma auxiliar veterinária.

 

Embora muitas pessoas confundam que o HV faça apenas atendimentos gratuitos por conta da parceria que existe com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Cláudia explica que o atendimento sem custos acontece com alguns requisitos. “Para obtenção do atendimento gratuito junto ao HV é necessário que o tutor comprove a baixa renda (renda de até um salário mínimo), diretamente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SEMMASS), localizada na Rua Coronel Oscar Rafael Jost, nº 333, no Bairro Santo Inácio”, diz. O telefone para contato da Secretaria é o (51) 3690 4151.

 

Foto: Jô Nunes 

 

Localização

Outro ponto que gera discussão é a localização do HV, às margens da RSC-287, em Linha Pinheiral, afastado do perímetro urbano de Santa Cruz. A gestora do HV salienta que a localização é uma necessidade, pois há atendimentos para animais de pequeno, médio e grande porte. “Estamos longe do perímetro urbano, assim como os demais hospitais veterinários, devido ao trânsito de animais de grande porte (equinos e bovinos, por exemplo), que também são atendidos na rotina hospitalar. E, devido à legislação, não é permitido este fluxo em via urbana”, explica.

 

Alunos realizam procedimentos?

Esse é um ponto que muitas vezes preocupa os tutores dos animais – de deixar o seu pet aos cuidados de um estudante, por exemplo. Embora seja um Hospital Escola, todos os procedimentos são supervisionados por um médico veterinário. “Além do atendimento à população em geral, também é um cenário de aprendizagem para acadêmicos do curso. Mas nenhum atendimento ou procedimento é realizado sem a supervisão e orientação de um médico veterinário. Ainda, a consulta ou procedimento só ocorrerá em momento de aula se houver permissão do tutor, caso contrário, é realizada na rotina normal do hospital”, destaca Cláudia.

 

*Texto com apoio do acadêmico de Jornalismo da Unisc Nícolas Vinícius da Silva, na disciplina de Assessoria de Imprensa

MENU PRINCIPAL