AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Residentes de Nutrição do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz (HSC) e estagiários do curso de Nutrição da Unisc trabalharam, no dia 4 de novembro, na coleta de dados do Nutrition Day 2021, programa científico mundial da área de nutrição hospitalar. O HSC participa do evento desde 2015.

A ação serve de base para pesquisas científicas em todo o mundo no que diz respeito a cuidados nutricionais, contribuindo na luta contra a desnutrição. O estudo inclui questionários sobre os cuidados nutricionais individuais e o estado nutricional real dos pacientes.

Como resultado, cada instituição participante recebe um relatório abrangente apresentando seus resultados como um instantâneo em comparação com unidades semelhantes em todo o mundo. Com isso, o Nutrition Day permite que as instituições monitorem e comparem anualmente seus cuidados nutricionais.

No HSC a pesquisa abrangeu a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral e a Ala São Francisco, unidades clínica e cirúrgica, que é a maior ala de internação da Instituição. O trabalho foi coordenado pelo Setor de Nutrição e Dietética do Hospital, sob orientação da nutricionista Carolina Testa Antunes.

“As unidades participantes avaliam sua prevalência individual de desnutrição e identificam áreas para melhorias”, explica Carolina. “As instituições, bem como os pacientes, se beneficiam da participação pois uma recuperação mais rápida economiza custos e melhora a qualidade de vida dos pacientes”, aponta a nutricionista.

MENU PRINCIPAL