AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Visando debater, aprimorar e encaminhar demandas relativas à integração de pessoas refugiadas ou imigradas no Brasil, convivendo em comunidades do Vale do Rio Pardo, foi criado o Grupo de Trabalho em Apoio a Imigrantes e Refugiados (GTari), vinculado ao Núcleo de Ação Comunitária (NAC), órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext) da Unisc, em parceria direta com a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII).

Contando também com a participação de outros setores, departamentos e cursos, está aberto a todos os docentes, técnicos e acadêmicos da Universidade. O grupo deverá incorporar pessoas e representações da comunidade em geral, ampliando a ação em prol de refugiados e imigrantes na região de Santa Cruz do Sul.

Conforme a Convenção de Refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada em 1951, refugiado é a pessoa que “temendo ser perseguida por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, se encontra fora do país de sua nacionalidade e que não pode ou, em virtude desse temor, não quer valer-se da proteção desse país”.

Imigrante já se caracteriza como a pessoa vinda do estrangeiro, buscando melhores condições de sobrevivência econômica. O fluxo internacional de pessoas tem se tornado uma questão muito importante e urgente na sociedade mundial contemporânea, exigindo encaminhamentos que possam minimizar dificuldades pessoais e sociais agudas, proporcionando um acolhimento humanizado para quem chega de outro país.

As reuniões do GTari serão quinzenais, às sextas-feiras, a partir das 16h, na sala 2535 (segundo piso do prédio da Reitoria), sendo a próxima no dia 30 de setembro. Todas as pessoas interessadas estão convidadas a colaborar. Para garantir a organização do espaço, solicita-se que a presença seja confirmada pelo e-mail nac@unisc.br ou diretamente no NAC, sala 2710, bloco 27, no campus de Santa Cruz do Sul. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717-7320.

 

*Publicado por Felipe Nopes

 

MENU PRINCIPAL