AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

No mês de junho é celebrado o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, instituído pela Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), para debater os abusos e sofrimentos infligidos aos idosos. Em alusão à data, neste dia 23, às 17h, será realizado um evento online para sensibilizar profissionais da assistência social e da atenção básica em saúde.

O evento online é realizado pelo Grupo de pesquisas e estudos em Envelhecimento e Cidadania da Unisc, que é ligado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). A transmissão ao vivo ocorre através da plataforma Google Meet para quem se inscrever.

“É uma questão social global, que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo. Por isso, merece a atenção da comunidade internacional. A ideia do nosso evento é sensibilizar profissionais da assistência social e da atenção básica em saúde para os tipos de violência que ocorrem e a importância da notificação para que se possa fazer a prevenção. Os debates são abertos a quem desejar participar! ” explica a coordenadora do PPGSI e integrante do grupo de pesquisas, Silvia Coutinho Areosa.

O evento online

O evento online será realizado no dia 23 de junho, às 17h, via Google Meet. Quem desejar participar deve se inscrever através do link https://forms.gle/xfUWDFZD3hF3TX5N7 . Após realizar a inscrição, um e-mail com a sala do Meet será enviado ao contato fornecido.

Violência contra idosos

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a violência contra a pessoa idosa pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa”. 

Através do Disque 100 é possível denunciar qualquer tipo ou grau de violência contra a pessoa idosa.

 

MENU PRINCIPAL