AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O grupo de pesquisa em Quimiometria da Unisc, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) – Mestrado, recebeu o prêmio de Melhor Pôster no 4º Congresso Uruguaio de Química Analítica. O trabalho intitulado Estratégias didáticas para a análise por componentes principais empregando dispositivos móveis via Photometrix, dos autores Layane Lenardon, Camila Correa, Ana Maria Bergold, Adilson Ben da Costa e Marco Flores Ferrão, foi apresentado pelo professor Marco Flores Ferrão (Ufrgs) no evento, que ocorreu entre os dias 25 e 28 de setembro, em Montevideo, no Uruguai.

Photometrix

O Photometrix (http://www.photometrix.com.br/) é um aplicativo desenvolvido pelo egresso do PPGSPI e professor do Departamento de Computação da Unisc, Gilson Augusto Helfer, junto ao Laboratório de Protótipos, que está vinculado ao grupo de pesquisa em Quimiometria da Universidade. O aplicativo permite o desenvolvimento de modelos de calibração (univariado e multivariado) e de análise exploratória de dados a partir de imagens captadas pela câmera principal do smartphone. Desde 2015, este é o terceiro prêmio que o Photometrix recebe em diferentes modos de aplicação.

Mestrado

O Mestrado em Sistemas e Processos Industriais está com inscrições abertas para a turma de 2017. As informações podem ser obtidas pelo site www.unisc.br/ppgspi, pelo e-mailppgspi@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7632.

 

Na foto: Professor Gilson Augusto Helfer

 

*Publicado por Felipe Nopes

 

MENU PRINCIPAL