O grupo de pesquisa Estudos políticas públicas, inclusão e produção de sujeitos, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), liderado pelos professores Betina Hillesheim e Camilo Darsie de Souza, está em Portugal, onde permanece até o dia 19 de outubro. Entre as atividades previstas durante a viagem técnica e de estudos, estão reuniões na Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, com a equipe da professora Sónia Dias, para tratar de uma agenda comum de pesquisa (Brasil/Portugal), bem como de intercâmbios futuros e da possibilidade da vinda da professora à Unisc. Também estão sendo realizadas visitas à Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e da Saúde (AJPAS) e ao Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes.

O grupo de pesquisa vinculado ao PPGEdu tem por objetivo investigar, em uma perspectiva interdisciplinar, os modos de produção de sujeitos, mediante a articulação entre as políticas públicas e o que se tem denominado o imperativo contemporâneo da inclusão.

*Publicado por Josemar Santos