O comunitarismo é uma corrente de pensamento que se preocupa prioritariamente com a comunidade – e não com o Estado ou o mercado – e cujas proposições para o bem viver e a boa sociedade atribuem importante papel às comunidades.

Embora seus principais pensadores sejam norte-americanos e europeus, essa corrente de pensamento tem atraído atenção em diferentes continentes ao recolocar o conceito de comunidade no centro dos debates sobre os rumos da vida social, política e econômica. A atenção dada a essa linha de pensamento deve-se a um fato amplamente observado: as comunidades continuam sendo um fenômeno universal. Onde há seres humanos, formam-se comunidades.

As contribuições do pensamento comunitarista ao estudo das políticas públicas motivaram a criação, há cerca de dez anos, de um grupo de pesquisa na Unisc, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito, coordenado pelo professor João Pedro Schmidt.

Uma série de teses, dissertações e trabalhos tem sido desenvolvidos com base nessa linha de pensamento, abordando temas como organizações comunitárias, universidades comunitárias, terceiro setor, políticas de educação, de proteção social, de segurança, entre outros. O grupo é integrado por estudantes de pós-graduação e graduação de Direito, além de professores de outras universidades, mas está aberto à participação de outros interessados.

Com o propósito de tornar a produção acadêmica acessível a estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral, o grupo de pesquisa Comunitarismo e Políticas Públicas organizou um blog, que proporciona acesso gratuito à produção acadêmica local, nacional e internacional sobre o tema. É o único blog no Brasil com foco no pensamento comunitarista em suas interfaces com as políticas públicas, que pode ser acessado pelo endereço https://comunitarismo.blog.br/

O blog está organizado em quatro seções. Na seção Notícias são divulgadas informações sobre atividades acadêmicas e outros eventos de interesse. Na seção Produção Acadêmica do Grupo de Pesquisa são disponibilizados teses, dissertações, livros e artigos produzidos pelos integrantes do grupo. Nas seções Artigos e Livros são apresentados artigos, obras, teses e dissertações de autores nacionais e internacionais.