Mariana, Vitória, Julia e Fabrício, na UISEK

Estudantes e professores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participaram do Summer School UISEK, em Quito, no Equador. A atividade teve como tema Transforming the world: Sustainable Development Goals (Transformando o mundo: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e ocorreu na Universidad Internacional SEK, parceira da Unisc.

O grupo embarcou no último dia 16 e retornou nesse domingo, 1º. Visitou a Reserva Ecológica Limoncocha na Amazônia Equatoriana. Também participou de palestras relacionadas ao tema principal do evento, que foram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para a professora de Relações Internacionais da Unisc Mariana Dalalana Corbellini,

a Summer School da Universidade SEK foi um momento de aprendizado em todos os sentidos. “Além da oportunidade de conhecer o Equador e a cultura do país, aprendi sobre objetivos de desenvolvimento sustentável com os quais em geral não trabalho, como o objetivo 7 (energias renováveis), ou então repensando objetivos com os quais já tinha mais contato, como o 5 (igualdade de gênero) e o 8 (trabalho decente e crescimento econômico). É uma oportunidade única para pensar a transformação possível no mundo e trocar experiências”, diz a docente, que também falou no evento sobre como reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Já para a egressa do curso de Relações Internacionais da Unisc Julia Kaufmann, a troca de experiências internacionais foi especial. “Nos divertimos, aprendemos muito com as palestras e falamos bastante inglês e espanhol.”

O mesmo pensamento tem o estudante do curso de Engenharia de Produção, Fabrício Heck. Para ele, o evento cumpriu com um importante papel: unir alunos, professores e pesquisadores de mais de seis países para discutir os aspectos dos objetivos e os desafios que serão enfrentados para alcançá-los. “Esta miscigenação de saberes reforça o quanto os objetivos estão desconectados da singularidade de uma área específica do conhecimento, mas expande seu entendimento como problemas de toda a sociedade e não como particularidades de países em vulnerabilidade social e econômica.”

Também participou do programa a estudante de jornalismo da Unisc e funcionária da Assessoria Internacional da Unisc, Vitória Rocho.

Entenda

A Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas. Esse plano nasceu de um acordo firmado em 2015 pelos 193 Estados-membros da ONU, com o compromisso  de seguir as medidas recomendadas no documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (A/70/L.1) para 2016-2030.

ODS 1 – Erradicação da pobreza.
ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável.
ODS 3 – Saúde e bem-estar.
ODS 4 – Educação de qualidade.
ODS 5 – Igualdade de gênero.
ODS 6 – Água potável e saneamento.
ODS 7 – Energia limpa e acessível.
ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico.
ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura.
ODS 10 - Redução das desigualdades.
ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis.
ODS 12 - Consumo e produção responsáveis.
ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima.
ODS 14 - Vida na água.
ODS 15 - Vida terrestre.
ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes.
ODS 17 - Parcerias e meios de implementação.

Saiba mais

A UISEK é parceira da Unisc desde 2015. Desde então já foram realizadas diversas interações, como vinda e ida de professores, intercâmbio de alunos, participações em programas como a Summer School na UISEK e na UNISC.

Nos dois últimos anos, as relações se fortaleceram ainda mais por meio de aulas internacionais e interações virtuais entre as universidades.