AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Fotos: Jacson Miguel Stülp 

 

Um café empresarial reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 5 de abril, empresas da região dos Vales do Rio Pardo e do Taquari, no auditório do bloco 19 da Unisc, para o debate sobre o tema Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O evento foi promovido pela Tekann Mobile Solutions e pela meuResíduo, com o objetivo de discutir a correta gestão das empresas aos seus materiais.

Entre os palestrantes esteve o engenheiro ambiental Robson Wendel, da empresa Conífera - Engenharia de Meio Ambiente, que abordou o tema Gestão de Resíduos: obrigações e oportunidades. Segundo ele, um plano de gerenciamento de resíduos traz para as empresas uma série de oportunidades.

“A segregação do gerenciamento de resíduos faz a gente olhar para toda a linha de produção e pensar se o que estamos descartando é uma sobra ou desperdício na empresa. Assim, pode-se tornar o Departamento de Meio Ambiente um setor de soluções práticas e não de más notícias”, apontou Wendel.

Também participou do debate o representante da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Adriano André Lange Delci, que apresentou o sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) on-line, que será expedido desta forma, a partir do final deste mês. De acordo com ele, a funcionalidade será importante para facilitar a emissão dos documentos pelas empresas.

 

meuResíduo

O diretor da Tekann Mobile Solutions, Alison Mann apresentou a plataforma meuResíduo. Trata-se de um sistema integrado (web e mobile) de apoio no gerenciamento de resíduos, coleta com a opção de registro fotográfico, transporte, organização de rotas, armazenamento, mapeamento e geolocalização da coleta e destinação final.

A funcionalidade do software está na integração de sistemas operacionais existentes, pois além de emitir relatórios legais e administrativos, ainda permite o gerenciamento e o cumprimento de metas internas de redução da geração de resíduos e de custos por setores da empresa, controle de estoques e armazenamentos, além de garantir o rastreamento da destinação dos resíduos gerados. O meuResíduo é uma empresa focada em soluções de tecnologia para área ambiental sediada no TecnoUnisc, que passa a atender empresas que necessitam deste tipo de serviço.

“Estamos colocando este novo sistema no mercado, apostando numa funcionalidade importante para as empresas na área de gerenciamento de resíduos”, explicou Mann. Uma equipe especializada gastou quase 20 mil horas para conceber esta plataforma.

 
*Publicado por Felipe Nopes
MENU PRINCIPAL