Um sistema que fornece pressão positiva aos pulmões, conhecido como EPAP em selo d´água, foi desenvolvido por estudantes do curso de Fisioterapia da Unisc e doado ao serviço de reabilitação pós-covid da rede básica de saúde de Santa Cruz do Sul. O dispositivo se baseia em fazer com que o paciente exale todo o ar dos pulmões em uma coluna de água com pressão pré-determinada de acordo com as características clínicas e funcionais de cada paciente.

Dessa forma, o sistema promove a reexpansão dos pulmões, sendo indicada a pacientes após quadro pneumômico ou de injúria pulmonar, como aquela ocasionada pela infecção da Covid-19. O dispositivo é confeccionado com material de baixo custo em substituição às tradicionais máscaras de pressão positiva que são comercializadas e que, muitas vezes, se apresentam com valor elevado.

A professora do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS), Dulciane Paiva, explica que o projeto envolveu estudantes de graduação, da disciplina de Fisioterapia PneumoFuncional II, na confecção de um EPAP em selo d´água simples, de baixo custo e muito eficiente em melhorar a aeração pulmonar. Segundo ela, as sequelas da covid-19 abrangem danos que vão além do aparelho respiratório, podendo se estender por muitos meses, e ressalta que as chances de sofrer com as sequelas se elevam para aqueles que tiveram a forma grave da enfermidade.

“A perda de funcionalidade e de reserva ventilatória nos pacientes sobreviventes da Covid-19 motivaram a ideia de unir os estudantes em prol de uma ação que poderia ajudar diretamente a nossa comunidade, confeccionando e doando a tais pacientes um sistema efetivo em reexpandir os pulmões e acelerar a recuperação da função pulmonar”, aponta Dulciane. “Tal iniciativa se constitui em um modo efetivo de fazer com que a pesquisa produzida por professores e estudantes extrapole os muros da universidade e resolvam problemas reais apresentados pela comunidade”, destaca a professora.

Parceria

O serviço de reabilitação pós-covid foi inicialmente implantado na ESF Cristal Harmonia e Viver Bem pelos residentes Bárbara Aragones (Fisioterapia), Ricardo Lautert (Educação Física) e Isadora Ferreti (Psicologia), do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz (PRMS-HSC). A iniciativa é fruto da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde e o PRMS-HSC, uma vez que os residentes multiprofissionais também atuam na Rede de Atenção à Saúde do município.

O programa tem como objetivo promover o alívio nos sintomas, recuperar a capacidade funcional e restabelecer o retorno desta população para suas atividades laborais, sociais e esportivas, evitando-se a fragmentação do tratamento e oferecendo início precoce do tratamento pós-covid, garantindo melhores resultados, facilidade de acesso e aderência dos pacientes, respeitando as fases da recuperação da doença e garantindo segurança, especialmente para os idosos que, por terem outras morbidades, se tornam mais vulneráveis.