Neste segundo semestre de 2021, a Farmácia Escola da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) implementou o seu Ambulatório Farmacêutico. A iniciativa é voltada ao bem-estar da comunidade e oferta diversos atendimentos abertos ao público da região.

Os atendimentos serão realizados por acadêmicos, supervisionados por professores e funcionários, como um espaço de aprendizado dentro da formação. “A partir do 1º semestre de 2022, iremos acompanhar o desenvolvimento e a prática do ambulatório farmacêutico junto com os nossos estudantes que estarão realizando seu primeiro estágio obrigatório em farmácia. Temos a certeza do sucesso e do quão importante será para a formação dos futuros farmacêuticos” contam os professores Ediberto de O. Machado e Lisoni M. Morsch.

Qualquer pessoa que deseje contar com orientação ou atenção farmacêutica pode entrar em contato para marcar atendimento com os profissionais.  “Nossa intenção é ampliar e qualificar ainda mais os serviços prestados na Farmácia Escola, especialmente os serviços farmacêuticos, que se referem ao cuidado da saúde das pessoas, da família e da comunidade. É um projeto muito lindo, que foi construído por todos os professores, funcionários, estagiários e estudantes do curso. Tenho certeza que será um sucesso", explica a coordenadora do curso de Farmácia da Unisc, Chana de Medeiros da Silva.

A expectativa é de que, nos próximos meses, existam atividades voltadas a diabéticos, hipertensos, fumantes, gestantes, asmáticos, entre outros grupos que apresentam maior necessidade de consultas.

Bem-estar da comunidade

Ampliar os serviços de apoio a saúde é uma forma de exercer o caráter comunitário da Unisc e proporcionar bem-estar para a população. Para a farmacêutica Danielle Cristina Luiz da Silva, "a implantação do ambulatório farmacêutico fará com que nosso público possa ter, dentro da Universidade, um local de cuidado farmacêutico e se beneficie dessa praticidade para melhorar a sua qualidade de vida. Também é uma forma de promover um ambiente para que os alunos do Curso de Farmácia possam vivenciar a prática durante a graduação."

A Farmácia Escola da Unisc

Criada no ano de 2003, a Farmácia Escola já passou por diversas mudanças para otimizar os serviços prestados à comunidade e se adequar às normas curriculares do Curso de Graduação em Farmácia. Localizada no Campi da Unisc, em Santa Cruz do Sul, no Centro de Convivências (CC) pode ser contatada através do telefone e WhatsApp Comercial (51) 3717-7540. Também é possível acessar o site http://farmaciaescola.unisc.br/  para conhecer outros produtos e serviços ofertados.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h.

Atendimentos prestados:

Os atendimentos no ambulatório farmacêutico estão divididos em Serviços e Procedimentos Farmacêuticos. Os Serviços Farmacêuticos precisam ser agendados, enquanto os Procedimentos Farmacêuticos não necessitam de agendamento, mas dependem da disponibilidade dos profissionais no momento da procura pelo usuário.

- Serviços Farmacêuticos: acompanhamento farmacoterapêutico, conciliação de medicamentos, manejo de problemas de saúde menores, rastreamento em saúde, revisão da farmacoterapia.

- Procedimentos Farmacêuticos: aplicação de injetável, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e aplicação de brincos.