Na noite desta quarta-feira, 17, através da representação da Reitoria e do Diretório Acadêmico dos Estudantes (DCE) a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou sua Recepção aos estudantes de todos seus Campi. Mais de 1.500 estudantes estiveram presentes no evento online.

O momento de acolhimento aos acadêmicos aconteceu através de uma transmissão ao vivo, que contou com dois blocos: o primeiro com fala da presidenta do DCE, Suelen Moraes, e do pró-reitor acadêmico e professor da Unisc, Rolf Fredi Molz; e o segundo com a presença da reitora, Carmen Lúcia de Lima Helfer, e do vice-reitor, Rafael Henn.

Sobre o formato das aulas, no período próximo, Suelen apontou que: “passamos por um momento ímpar em nossas vidas, a pandemia, onde devemos cuidar não apenas dos nossos, mas de todos e pensar no coletivo. Nestas últimas semana acompanhamos o crescimento exponencial de casos novos e óbitos decorrentes da Covid-19. Por esse motivo, seguiremos com as aulas de forma remota”.

A reitora, Camen Lúcia de Lima Helfer, desejou as boas-vindas aos acadêmicos e reforçou que “desejamos que todos se sintam acolhidos pela Unisc. Em 2021, não podemos nos unir presencialmente, pois vivemos o pior momento da pandemia no Rio Grande do Sul. É necessário alternar o formato desse encontro e das aulas neste momento, para oferecer cuidado, proteção e responsabilidade em relação à nossa comunidade acadêmica. Fazemos um apelo para que nossos estudantes coloquem a vida em primeiro lugar, a sua e a do próximo, e colaborem com o distanciamento social”.

Inúmeras possibilidades

Durante sua fala, Rolf Molz destacou que a Universidade é um espaço de múltiplas oportunidades. “Diversos setores estão disponíveis para amparar os estudantes. Como a Assessoria para Assuntos Internacionais, que é responsável pela internacionalização e possibilidades de intercâmbios. Temos também o Unisc Carreiras que foi reestruturado com vagas de estágio e oportunidades de emprego. Enfim, o conjunto de setores é muito grande aqui na Universidade. Conversando com o coordenador de cada curso é possível descobrir todas as vivências que cada Curso possui”.

Para Rafael Henn “no momento, em primeiro lugar está a segurança dos docentes, dos técnicos administrativos, da reitoria e, especialmente, dos acadêmicos. Por isso, as atividades vão seguir remotamente até que possamos voltar à normalidade. Nós somos uma universidade essencialmente comunitária e estamos em cima de dois pilares fundamentais: a qualidade do ensino e a forte interação com as comunidades em que atuamos”.

Selo Estudantil do DCE

Durante a ocasião, Suelen Moraes explicou sobre os selos aos novos acadêmicos. “Nosso selo estudantil, além de garantir a meia-entrada em eventos culturais da região, também dá descontos e diferentes opções de parcelamentos em espaços conveniados como cursos, restaurantes, salões de beleza, entre outros. Também é através destes selos que repassamos parte dos valores arrecadados para os Diretórios Acadêmicos (DAs), que constroem eventos e outros eventos para os estudantes de cada curso”.

Ação online de Volta às Aulas

Na oportunidade, também foi divulgada a ação Transforme-os: selos por prêmios, cujo objetivo é a familiarização dos estudantes com diferentes páginas do site da Unisc (unisc.br), que se estende até o dia 26 de março.
A dinâmica prevê a divulgação de dicas nos stories das redes sociais da Universidade e, a partir delas, valendo prêmios, os estudantes dos cursos de graduação presencial, a distância ou pós-graduação devem identificar à qual página do site institucional se refere. Mais informações sobre a estão disponíveis em unisc.br/voltaasaulas.

Confira a recepção na íntegra

Acesse https://www.youtube.com/watch?v=AQLKbkqYCd4 para acompanhar o momento de recepção.